Sincofarma SP

logística reversa de medicamentos

Logística Reversa de Medicamentos do Sincofarma, em parceria com a LogMed!
Uma iniciativa para promover a destinação ambientalmente correta de medicamentos vencidos ou em desuso, descartados pela população em uso domiciliar.

O QUE É LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS

Logística Reversa de Medicamentos e suas embalagens é o conjunto de ações e procedimentos voltados à coleta, ao recebimento e à destinação final ambientalmente adequada de medicamentos vencidos ou em desuso de origem domiciliar, de uso humano — industrializados ou manipulados — e de suas embalagens, após o descarte realizado pelos consumidores.

Responsabilidades dos agentes no ciclo de vida dos medicamentos domiciliares

Consumidores
Devem descartar medicamentos vencidos ou em desuso, bem como suas embalagens, em pontos de recebimento habilitados (farmácias e drogarias credenciadas).

Farmácias e drogarias (com ou sem manipulação)
Quando atuam como pontos de recebimento, devem adquirir, disponibilizar e manter os dispensadores/contentores para o descarte, sendo responsáveis pelos custos de aquisição e manutenção desses equipamentos.

Distribuidores
Devem coletar os sacos, caixas ou recipientes contendo os medicamentos e embalagens descartados pelos consumidores, realizando o transporte das farmácias/drogarias até o local de armazenamento, onde permanecerão até a etapa de destinação final.

Fabricantes e importadores
Devem retirar os resíduos do ponto de armazenamento (em distribuidores ou centros de distribuição das redes) e garantir a destinação final ambientalmente adequada dos medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso e de suas embalagens.

Cadastre sua farmácia e Drogaria

Ao cadastrar sua empresa como ponto de coleta na Logística Reversa de Medicamentos, seu estabelecimento passa a integrar a rede de recebimento no Estado de São Paulo, tornando-se uma referência no município e reforçando seu papel essencial na promoção da saúde e da responsabilidade ambiental.

Requisitos:

  • Drogarias e Farmácias em cidades com mais de 100 mil habitantes. Se sua empresa está localizada nessas cidades, não perca essa chance de contribuir para a preservação ambiental e a saúde pública.