Sincofarma SP

Como o comércio digital está revolucionando o varejo

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2017-09-05 13:00:08

 

No segundo dia do Abrafarma Future Trends, Stephen Thompson, diretor global de estratégia de comércio digital & e-commerce da Coca-Cola, falou para uma plateia entusiasmada sobre como o comércio digital está revolucionando o varejo mundial. O executivo apresentou modelos de negócio e exemplos que o varejo pode ter como referência para adequar-se a este novo perfil de cliente e não perder o elo com o consumidor.

Segundo Thompson, a criação contínua de novas tecnologias digitais tem empoderado os consumidores, fazendo com que eles alterem suas atitudes e comportamentos em relação às compras. “As tendências globais de compra que estão causando maior impacto estão relacionadas à conveniência, curadoria, conectividade e experiência”, ressalta. Outro tema abordado foi como o omnicanal se tornará uma realidade para os canais de conveniência e medicamentos. “O varejo de omnicanal consiste em permitir que o consumidor tenha a liberdade de passar, de maneira ininterrupta, de um canal ao outro e adquirir o que quiser, quando quiser, como quiser e onde quiser”, explica o executivo.

Thompson também prevê que o novo marketing direcionado aos shoppers  estará centrado na plataforma dos dispositivos móveis. Estudos apontam que 42% das pessoas sempre abrirão uma mensagem do telefone celular quando estiverem perto da loja e 44% em diferentes partes do ponto de venda. “A tendência é que osshoppers tenham acesso imediato às ofertas personalizadas que chegarem pelo celular, inclusive promoções de cupons”, ressalta. Outros destaques foram exemplos bem sucedidos de caixas de assinaturas e o poder da internet das coisas para revolucionar a relação com o consumidor. “Uma coisa é certa. Se as empresas não fizerem as mudanças necessárias hoje e se adequarem a esta revolução tecnológica, com certeza será um fator limitador de desenvolvimento futuro”, finaliza.