Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.
Sincofarma SP

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Exame de fundo de olho pode detectar diversos tipos de doenças

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2017-09-13 13:00:08

 

Nos olhos, o médico pode avaliar as artérias, veias e os nervos. Hipertensão e diabetes podem ser vistas através dos olhos.

O exame de fundo de olho pode identificar diversos problemas de saúde. Nos olhos, o médico pode avaliar as artérias, veias e os nervos. Qualquer doença que atinge essas partes, em tese, pode ser identificada no exame. O Bem Estar conversou sobre o assunto com o oftalmologista Emerson Castro e o cardiologista e consultor Roberto Kalil.

As doenças que são vistas pelos olhos são:

– Doenças infecciosas: sífilis, aids, toxoplasmose
– Doenças do sangue: leucemia, linfoma
– Doenças crônicas: hipertensão, diabetes
– Doenças neurológicas: tumor na cabeça
– Doenças dos olhos: glaucoma, degeneração da retina

O diagnóstico do diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários Álvaro Salgueiro Filho foi revelado através dos olhos. “Descobri que tinha problemas de pressão, colesterol alterado e meu sangue era muito grosso”. As doenças podem ser descobertas por causa dos vasos dos olhos. Um olho saudável possui vasos íntegros, sem alteração. Apesar de ser um exame de rotina oftalmológico, Álvaro teve o fundo do olho avaliado a pedido do cardiologista.

Hipertensão e diabetes
Diabetes e hipertensão são vistas pelos olhos quando a doença está descompensada. Se chegou aos olhos é porque o quadro está avançado, por isso o exame de fundo de olho não é para diagnóstico, mas para acompanhamento clínico.

Na maioria das vezes, o paciente não tem sintomas, porque são doenças silenciosas. Os sintomas aparecem quando as doenças estão mais avançadas, pode ter visão embaçada, dor de cabeça e nos olhos. Além disso, o exame pode avaliar o risco de um acidente vascular.

Chiesi introduz bulas digitais em medicamentos da marca

A biofarmacêutica de origem italiana Chiesi anunciou o lançamento de uma página inteiramente dedicada às bulas digitais. A companhia, especializada em soluções terapêuticas de saúde respiratória e doenças raras, investiu em iniciativas para reforçar inclusão e acessibilidade do grupo.

IA da Panvel facilita atendimento nas farmácias

Criada recentemente, a IA da Panvel começou a ser utilizada em cinco farmácias da rede em abril e já está presente em 400 lojas. O Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial foi batizado como Sofia, e desenvolvido a partir dos modelos generativos ChatGPT, da OpenAI e Claude, da Anthropic.