Sincofarma SP

Dermatologistas alertam para a importância do uso de filtro solar no verão

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2017-09-30 13:00:08

 

DermatologistaManhã de sábado de sol no Arpoador – Márcia Foletto / Agência O GloboRIO — O verão se aproxima e, junto com ele, vêm os períodos longos de exposição ao sol e à incidência de radiações ultravioleta mais intensas. Seja em atividades de lazer ao ar livre, na prática de exercícios ou simplesmente numa caminhada leve para o trabalho, a recomendação dos dermatologistas é: use filtro solar. Além de prevenir o envelhecimento precoce e as manchas, os produtos com FPS ajudam a combater outros efeitos nocivos do sol.

— É muito importante proteger a pele com o filtro adequado para cada ocasião. Para o dia a dia, deve-se aumentar o fator de proteção nesta época, mas como os dias são quentes e úmidos, o ideal são protetores de toque mais seco, que não deixem aparência oleosa — recomenda Luiza Guedes, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Luiza costuma indicar aos pacientes que observem o site da sociedade (http://sbdrj.org.br/), no qual um link para o Clima Tempo informa diariamente o índice de radiação ultravioleta. Segundo Silvia Marcondes Pereira, coordenadora do Departamento de Dermatologia Geriátrica da Sociedade Brasileira de Dermatologia, há uma crença de que todos os produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) acima de 15 têm a mesma função.

— Isso não é verdade. O FPS mais alto têm efeito mais intenso de proteção. Pessoas em tratamento cutâneo, que usam ácidos ou com pele sensível, como idosos e crianças, devem utilizar protetores com fatores mais altos. Estudos apontam que o FPS 15 é seguro e indicado para uso diário, pois já é o suficiente para evitar os efeitos deletérios do sol.

Segundo os especialistas, na praia ou na piscina, além do FPS alto, é necessário optar por protetores com maior aderência e durabilidade após os mergulhos e a transpiração.

— A melhor coisa é abusar de barreiras contra o sol. Indico sempre óculos, chapéus e roupas com proteção — acrescenta Luiza Guedes.

A dermatologista Juliana Piquet lembra que o sol nos cabelos contribui para a perda proteica e o consequente afinamento dos fios, além de desbotar algumas colorações. O chapéu e os produtos sem enxágue com fotoproteção evitam esses efeitos.

— O couro cabeludo também é pele e precisa de proteção — alerta Juliana, acrescentando que não se deve interromper os tratamentos dermatológicos na estação.— Nosso verão é longo. Não vale a pena suspender os tratamentos se não estivermos dispostos a pagar o preço de consertar os estragos depois. O ideal é aliar o uso de ácidos e lasers menos agressivos à administração correta de bons filtros solares.

A dermatologista Ana Coutinho diz que dispensar o filtro está fora de cogitação em qualquer período do ano. Rosto, mãos, pescoço e braços precisam de proteção mesmo nos dias nublados.

— O produto deve ser reaplicado a cada quatro horas para que a pele continue protegida — ensina Ana.

Os médicos acrescentam que ainda dá tempo de controlar as manchas da pele antes da temporada de sol. Os tratamentos à base de ácido retinoico podem causar irritações e, nesses casos, os médicos costumam optar por outros ativos renovadores e clareadores, além de peelings mais leves. Para o tratamento de rugas, tanto a toxina botulínica quanto os preenchimentos podem ser feitos em qualquer época do ano, afirma Ana Coutinho.

Luiza Guedes, diz que, com a chegada das festas de fim de ano, muitas pacientes procuram tratamentos desse tipo, mas não devem deixar para fazer em cima da hora:

— Esses procedimentos podem dar origem a manchas roxas, que vão precisar de uma ou duas semanas para desaparecerem.

Os filtros solares com cor são boas alternativas para cobrir as manchas e complementam a proteção contra a luz visível. Os nutracêuticos, espécies de cosméticos de uso oral, também são úteis nesta época. São cápsulas ricas em antioxidantes que ajudam a combater os efeitos nocivos da radiação ultravioleta. Não substituem o filtro solar, mas complementam a proteção, para evitar manchas e o envelhecimento.

A dermatologista Graça Silveira alerta: a rotina de cuidados com a pele inclui limpeza, hidratação e proteção diárias e independe das estações climáticas.

— A consulta ao dermatologista é fundamental porque a prescrição dos produtos varia de acordo com o tipo de pele — diz ela.