Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Conheça como armazenar os medicamentos

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2017-11-23 12:00:08

 

Artemisa Azevedo conversou no programa Falando Francamente com o farmacêutico Osório Paiva e o assunto foi armazenamento de medicamentos.

“Para falar sobre armazenamento de medicamentos é importante remeter a assistência farmacêutica, um conceito dado para um grupo de ações voltado para a recuperação da saúde seja do individuo ou da comunidade”, foi o que disse Osório Paiva.

O farmacêutico tem a qualificação necessária para administrar e gerir toda essa assistência farmacêutica. Mas é importante que o usuário no momento da aquisição do remédio, mantenha o medicamento em local apropriado. Não guardar adequadamente o rémedio pode alterar a ação dele no paciente, afetando a saúde.

Osório Paiva aponta os erros mais comuns no armazenamento dos medicamentos. Colocar os remédios em banheiros,armários, próximos à paredes úmidas, lugares muito iluminados ou com temperaturas altas diminui a eficácia dele. A forma correta seria guardá-los em isopores ou em caixas plásticas, dentro da geladeira, se atentando em não armazenar na porta, e sim na parte de baixo da geladeira.

O farmacêutico acrescenta também que, quando finalizado o tratamento, não é recomendado guardar o medicamento e sim entregá-lo em postos de coletas ou farmácias.

E na hora de adquirir o remédio sempre questione a forma de armazenamento para o farmacêutico, ele passará todas as informações necessárias.