Sincofarma SP

A Segurança da Farmácia está no Controle de Qualidade. Curso deste sábado no Sincofarma

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
As exigências Sanitárias serão apresentadas já neste fim de semana, dia 18 de março, das 9h às 15h, com Priscila Espózito. Inscrições através do site.

 

Especialista em farmacologia clínica e magistral, Priscila Espózito dá consultoria para várias farmácias pelo país. Foi nestas andanças, que a farmacêutica bioquímica sentiu a grande necessidade de os profissionais estarem mais atentos às exigências sanitárias na Prática da Qualidade na farmácia magistral.

 

E foi assim que criou o curso para o Sincofarma de Controle de Qualidade na Farmácia Magistral.

 

A professora planejou um formato para oferecer diversas orientações sobre as necessidades, entender que todos os processos da farmácia estão interligados e mostrar que deve-se estabelecer uma rotina para as análises do controle de qualidade, como diz a professora

“o Curso é sobre os princípios básicos, teóricos e práticos, do controle de qualidade de insumos farmacêuticos em farmácia de manipulação”.

 

Ainda, a profissional acrescenta a necessidade para se fazer um curso deste nível

“ O controle de qualidade, junto com o controle do estoque, são o coração da farmácia. Servem como apoio, base de sustentação para uma produção assertiva e de qualidade”.

 

O curso foi pensando em todos os detalhes das exigências do órgão da Vigilância Sanitária Nacional que, conforme Priscila,

“A RDC base para a farmácia magistral é a RDC 67/07 e RDC 87/08. Os processos relacionados com o Controle de Qualidade devem fazer parte da melhoria contínua, devem ser implementados e ajustados à realidade da farmácia, à evolução dos serviços prestados pela farmácia” .

 

O processo não é complicado

Um dos pontos que também chama a atenção no curso é quando Priscila apresenta o Fluxo de Processos na farmácia de manipulação. Através deste fluxo, a doutora mostra que todo o processo não é complicado “Deve ser estabelecido de acordo com as necessidades e compreendido sua importância para o processo produtivo. Deve-se somente estabelecer um fluxo de processos” veja a imagem abaixo.

 

 

 

Aqui se vê realmente que a farmácia é um todo. E todos são responsáveis pela qualidade do medicamento que o paciente irá ingerir pela sua saúde.

 

Todos são responsáveis pela segurança e qualidade na farmácia

Tão grave quanto a doença que a pessoa está desejando tratar é a responsabilidade da confiança que está sendo depositado nas mãos de cada pessoa dentro da farmácia escolhida por esta pessoa.

 

Procuramos um médico especialista para identificar nossas dores e doenças, mas será o medicamento que passa por diversas mãos que irá promover a curar, ou não. Depende da responsabilidade de cada um no processo todo. 

 

Freepik

 

A Recepção é um ato de receber com prestatividade, carinho e atenção. É mostrar ao paciente que está sendo acolhido. Entender todas as orientações médicas do seu receituário.

 

Análise Técnica: após ser recepcionado, o pedido/receita terá que ser feito uma análise e se preciso, entrar em contato com o médico. A partir daqui já estão os próximos passos do controle para ser enviado para a produção do medicamento.

 

Compra, Almoxarifado, Controle de Qualidade e Laboratório: Agora estará nas mãos do laboratório para preparar o remédio e acreditar na sua cura. Os insumos que estes profissionais irão utilizar já vieram das mãos de algum responsável pela compra. Que também teve a tarefa de certificar a *qualificação do fornecedor e armazenar devidamente o insumo.

 

“É importante lembrar que o Sincofarma oferece certificado de qualidade de fornecedores que estão aptos a fornecer insumos farmacêuticos para as farmácias de manipulação e que atendem as normas vigentes que tratam do assunto, conforme a RDC 67. Os associados podem solicitar gratuitamente através do em-mail manipulacao@sincofarma.org.br

 

Manipulação e Encapsulação: os profissionais que manipulam o medicamento, o executam conforme sua a necessidade, pesagem, matéria prima e embalagem do produto. Todo este controle deve ser realizado com as devidas especificações estabelecidas.

 

Inspeção Final: O cuidado para o medicamento que o paciente vai ingerir é tanto, que esta pessoa que faz a inspeção final deve conferir tudo: a prescrição médica, o rótulo e a pesagem.

 

Expedição: o cuidado também está no ato da entrega do medicamento pronto. Seja através da recepção da farmácia como, principalmente, através da pessoa que está sendo responsável pelo transporte deste produto.

Todo este processo deve ser iniciado e finalizado pelo profissional tão ou mais importante quanto cada um dos demais acima: a pessoa que cuida de toda limpeza.

 

Curso ministrado pela Drª Priscila Espózito no Sincofarma

 

Treinar e capacitar os profissionais das farmácias

O responsável maior e quem irá responder por todo e qualquer problema será sempre o dono da farmácia. Cabe então a ele saber contar com profissionais capacitados e habilitados para as atividades de controle de qualidade e dispor de recursos adequados que assegurem confiabilidade e efetividade de todas as providências relativas à qualidade dos produtos.

 

Ter na sua empresa equipamentos com garantia e avaliação de análise do fabricante. Manter os laudos analíticos técnicos atualizados conforme as especificações estabelecidas pelo farmacêutico.

 

Conte sempre com o Sincofarma para cursos rápidos, treinamentos específicos e a certeza que terá uma equipe digna para assegurar toda qualidade da sua farmácia. Existem diversos cursos para atender suas necessidades. E se não tiver aquele que está procurando, pode sugerir que certamente o Sincofarma irá providenciar.

 

 

Foto: Sincofarma
Fonte: Sincofarma/SP