Campanhas e ações promocionais que geram resultado dependem de 3 fatores essenciais. Saiba quais são eles e como aproveitar em seu negócio.
As promoções são um dos grandes motores de venda do varejo – e são ainda mais importantes em segmentos como as farmácias, em que boa parte do mix está sujeita ao controle de preços e existe uma série de restrições sobre o que é possível vender na loja.
Definir estratégias e dinâmicas de campanhas promocionais é essencial para o sucesso das vendas, ainda mais considerando que os consumidores desejam, cada vez mais, ações personalizadas e contextualizadas. Em outras palavras, os clientes querem receber promoções que fazem sentido dentro de sua jornada de consumo.
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Isso se torna ainda mais complexo em um ambiente omnichannel. Não basta personalizar promoções na farmácia: elas precisam valer tanto para as lojas físicas quanto para os pontos de contato digitais. Seja nas redes sociais, no WhatsApp, no aplicativo, no e-commerce ou no PDV, tudo precisa funcionar como uma coisa só. Afinal de contas, para o cliente, a marca é uma só, independentemente de onde ela seja acionada.
Para que sua farmácia tenha melhores resultados com suas promoções, é preciso levar em conta alguns pontos importantes:
1) Considere os vários cenários possíveis
Os clientes podem chegar à farmácia por vários motivos: comprar os itens receitados pelo médico, adquirir cosméticos ou itens de beleza pessoal, atualizar a “farmácia de casa” com itens como analgésicos e primeiros socorros, ou mesmo matar a fome no meio do dia com produtos de conveniência.
Cada tipo de compra tem um perfil de consumo e uma necessidade diferente. Sem entender qual é esse contexto, é impossível oferecer boas promoções que gerem conversão.
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2) Utilize várias alavancas promocionais
Existem clientes que consideram o “30% off” como um argumento suficiente para decidir comprar. Outros preferem receber um desconto nos itens que já iriam comprar, para então aproveitar o dinheiro que sobrou para adquirir algo mais. Um terceiro grupo prefere receber cashback para utilizar em uma próxima compra.
Esses exemplos mostram que é preciso contar com um leque de possibilidades. Vouchers, cashback, programas de pontos, descontos diretos, descontos progressivos e descontos por volume são possibilidades que impactam o consumidor de forma diferente – e têm custos e margens bem distintas também. Saber qual alavanca promocional usar em cada momento é importante para que a farmácia tenha uma operação mais saudável.
3) Distribua com velocidade
Tão importante quanto contar com a possibilidade de personalizar promoções é a capacidade de impactar o consumidor em qualquer lugar. Redes de farmácias convivem com o desafio de fazer com que suas campanhas estejam disponíveis em todas as lojas rapidamente, com a possibilidade de alterações em tempo real.
Isso só é viável com o uso de soluções de promoção baseadas em cloud. Dessa maneira, qualquer alteração feita na plataforma é imediatamente disponibilizada em todo o país, permitindo que o varejista tenha muito mais flexibilidade em suas promoções – e consiga aproveitar todas as oportunidades de aumento de vendas.
Realizar promoções inteligentes é fundamental para que a farmácia tenha melhores resultados. E isso só é possível com personalização, flexibilidade e soluções em cloud.