Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Creatina, para que serve? Veja 6 benefícios do suplemento

Creatina

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Muito utilizada por atletas e para quem treina na academia, a creatina é uma substância formada por aminoácidos e funciona muito bem para o ganho de massa muscular.

 

Apesar de ser naturalmente produzida pelo corpo e ser obtida através da alimentação, principalmente em carnes e peixes, o uso do suplemento de creatina é muito comum antes ou após os treinos de musculação.

 

Leia também: Entender a bula de medicamento ficou mais fácil

 

Quando tomamos creatina, a substância fica armazenada nas fibras musculares, mas uma parte também atua no cérebro.

 

No organismo, a creatina é capaz de produzir energia, melhorando a força e o tônus.

 

Veja 6 benefícios da creatina:

 

1.Aumento da massa muscular

A creatina se aloja nas células musculares e ajuda a aumentar seu tônus. Por isso, ela funciona muito bem para quem treina musculação e para idosos ou pessoas internadas ou acamadas, melhorando sua qualidade de vida.

 

2.Ajuda na recuperação dos músculos

A creatina ajuda a diminuir a inflamação e os danos musculares antes ou depois do treino de musculação, diminuindo o tempo de recuperação necessário.

 

3.Diminui o risco de doenças cardiovasculares

Estudos comprovam que o uso regular de creatina diminui a produção de homocisteína, que é um aminoácido relacionado ao aumento de doenças cardiovasculares como derrames e infarto.

 

CreatinaCreatina

 

4.Diminui o risco de doenças crônicas

O aumento de massa magra e densidade óssea também ajuda na prevenção de doenças crônicas, pois deixa o organismo mais forte e resistente.

 

5.Ajuda na memória e habilidades cognitivas

Como uma parte da creatina se armazena no cérebro, a creatina aumenta a oxigenação e a energia deste órgão e evita a fadiga mental.

 

6.Não engorda

Além de trazer todos esses benefícios, o uso da creatina não engorda, pois a substância não tem calorias. O que pode acontecer é o aumento do peso devido ao aumento de massa muscular, porém o corpo tende a ficar mais definido por conta disso.

 

Como tomar creatina?

É sempre bom consultar um médico antes de tomar algum suplemento; mas, a nível de informação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica uma média de 3 gramas por dia para o consumo.

 

O suplemento de creatina quase sempre é encontrado em pó, devendo ser diluído em água.

 

Tomar creatina antes ou depois do treino não faz tanta diferença, pois os benefícios só aparecem devido ao uso regular.

 

A creatina costuma demorar de 1 a 3 semanas para começar a fazer efeito. Os resultados musculares, no entanto, demoram um pouco mais para começar a aparecer: cerca de 6 a 8 semanas.

 

Os resultados dependerão do metabolismo do indivíduo e do nível de exercícios. Também é possível tomar creatina caso não faça musculação, pois os benefícios vão além da parte muscular.

 

Este artigo é apenas para fins informativos e não substitui uma avaliação médica.

 

 

Foto: Freepik
Fonte: JC
Creatina