Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Oito estados têm 72% do faturamento das farmácias

Faturamento das farmácias

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Faturamento das farmácias – Mesmo com o surgimento de 29 mil PDVs nos últimos três anos, a concentração do dinheiro ainda é elevada.

 

Apenas oito estados respondem por 72,2% de toda a receita do setor, que já supera R$ 184 bilhões. Segundo indicadores da IQVIA nos últimos 12 meses até março, essa fatia do bolo está nas mãos de São Paulo (25,1%), Minas Gerais (10,7%), Rio de Janeiro (10,1%), Rio Grande do Sul (7,2%), Paraná (6,1%), Bahia (4,8%), Santa Catarina (4,6%) e Goiás (3,7%).

 

Leia também: Contribuição assistencial obrigatória: Moraes libera julgamento sobre a cobrança

 

A desigualdade fica ainda mais escancarada quando analisados somente os cinco líderes nesse ranking. São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná detêm 59,2% de market share.

 

Faturamento das farmácias por região

O faturamento das farmácias por região reforça o predomínio do Sudeste, cuja participação chega a 48%. O Nordeste figura na segunda colocação, bem próximo do Sul. Centro-Oeste e Norte – que tem cinco estados na lanterna – apresentam índices abaixo de 10%.

 

Faturamento das farmácias
Faturamento das farmácias

 

No caso do Sudeste, os quatro estados concentram a receita no interior. Em Minas Gerais, um dos polos do associativismo, esse percentual chega a 80,3%, enquanto atinge 66,7% em São Paulo.

 

Para Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, esse cenário acompanha o movimento do varejo nacional, em que cerca de 200 municípios absorvem 80% do mercado consumidor. “A tendência é que as grandes redes foquem seus esforços nessas cidades, o que ajuda a explicar a concentração de mercado”, avalia. Em paralelo, as farmácias associativistas surgem como contraponto, mas também miram regiões do interior do Sudeste para marcar posição.

 

 

Foto: Shutterstock
Fonte: Panorama Farmacêutico