Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Apurado o Índice de Confiança do Empresário do Comércio deste mês

Ações empresariais

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Apurado entre os tomadores de decisão das empresas, detecta tendências de ações empresariais dos segmentos do varejo, como apetite para investir em estoques e na contratação de funcionários.

 

As informações fornecem um panorama da situação dos segmentos do varejo.


O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), pesquisado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é um indicador antecedente apurado entre os tomadores de decisão das empresas do varejo, cujo objetivo é detectar as tendências das ações empresariais do setor.

 

Leia também: Setor de Varejo é o mais afetado por tentativas de golpes cibernéticos no Brasil

 

Ações empresariais
Ações empresariais

 



Metodologia

A amostra é composta por aproximadamente seis mil empresas situadas em todas as capitais do País, e os índices apresentam dispersões entre zero e 200 pontos, sendo 100 pontos o nível base de satisfação.
O Icec é construído a partir de nove questões:


• as três primeiras compõem o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec),
• comparam a situação econômica do País, do setor de atuação e da própria empresa em relação ao mesmo período do ano anterior;
• as três perguntas seguintes avaliam os mesmos aspectos, mas em relação ao futuro no curto prazo, e formam o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC).
• As últimas três perguntas compõem o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) e abordam questões mais específicas:
• (i) Expectativa de contratação de funcionários para os próximos meses,
• (ii) Nível de investimentos em relação ao mesmo período do ano anterior, e
• (iii) Nível atual dos estoques diante da programação de vendas.
O Ajuste sazonal: sujeitas ao comportamento sazonal do nível de atividade do comércio e da atividade econômica em geral, as séries são dessazonalizadas, o que permite a comparação mensal (mês sobre o mês imediatamente anterior) dos componentes do Ice, são as últimas questões.

 

 

Foto: Reprodução
Fonte: CNC
Ações empresariais