Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Ministério da Saúde amplia papel dos farmacêuticos no monitoramento de HIV/Aids

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

O Sincofarma SP já tem cursos para Testes Rápidos nas Farmácias e o primeiro será realizado no sábado dia 07 de outubro (sábado). Inscreva-se através do nosso site.

 

Profissionais poderão solicitar de exames de quantificação da carga viral do HIV e contagem de linfócitos TCD4+

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI/SVSA/MS), divulgou a Nota Técnica n° 181/2023-CGAHV/DATHI/SVSA/MS, que recomenda a solicitação de exames de quantificação da carga viral do HIV e contagem de linfócitos T CD4+ por farmacêuticos atuantes nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para o monitoramento de pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA).

 

 

Nesse comunicado, o Ministério destaca a importância da assistência integral às pessoas vivendo com HIV/Aids, a ser prestada por equipes multidisciplinares, visando garantir um cuidado contínuo e ininterrupto, reconhecendo que os farmacêuticos têm uma posição estratégica dentro da rede do SUS e que sua contribuição é de grande relevância para a saúde pública.

“Os farmacêuticos já desempenham um papel fundamental no atendimento às pessoas vivendo com HIV/Aids, abrangendo atividades como a dispensação de medicamentos, o estímulo à adesão ao tratamento, a supervisão de efeitos adversos, a detecção de interações medicamentosas, a educação em saúde e a gestão de planos de cuidados. A inclusão como solicitante dos exames de carga viral e contagem de linfócitos só vem a somar à assistência plena e com excelência que os farmacêuticos são capazes de oferecer”, destaca o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e conselheiro federal de Farmácia pelo Pará, Walter Jorge João.

 

Leia também: Testes rápidos marcam novo papel das farmácias

 

O Ministério da Saúde disponibiliza cursos na plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) para profissionais de saúde que atuam com PVHA, clicando aqui, que poderá ser utilizado como ferramenta de capacitação.


 

Curso de Capacitação para Testes Rápidos Em Farmácias

 
Dia: 07 de outubro de 2023

Local:

Auditório Sincofarma – São Paulo
Rua Santa Isabel, 160 – 6º andar – Vila Buarque – São Paulo.
Metrô: República (Saída Largo do Arouche)

Uma jornada de conhecimento e prática de testagem. Conheça algumas doenças e os testes de triagem aplicáveis.

 

Parte Teórica

  • RDC 786/23: breve histórico e principais mudanças nos serviços prestados em farmácias.
  • Princípios da imunocromatografia: como funcionam testes rápidos qualitativos.
  • Arboviroses: o que são, quais as doenças e como testar
  • Infecções do trato respiratório: o que são, quais as doenças e como testar
  • Prática de execução de testes por acesso capilar e nasal

 

Parte Prática:

Demonstração de Testagens.

Materiais Inclusos

Apostila, Materiais de Testagens, Café da manhã, Brunch , Certificado Sincofarma com chancela UMC – Universidade de Mogi das Cruzes.

 

Fonte: CFF
Foto: Reprodução