Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.
Sincofarma SP

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

CRF-SP e CFF cobram providências ao Cremesp quanto à prescrição que desacatou os farmacêuticos

CRF-SP denunciou ao Cremesp prescrição médica

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

O CRF-SP denunciou, ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), a prescrição médica compartilhada em redes sociais em que o prescritor afirma não autorizar a troca do medicamento e instrui o paciente a “nunca se orientar com farmacêuticos”. Outras providências jurídicas serão adotadas. 

 

O Conselho Federal de Farmácia apoia as medidas e vai acompanhar os desdobramentos do caso. “Não podemos permitir tal desrespeito à autoridade técnica dos farmacêuticos, que são os profissionais mais capacitados para orientar adequadamente sobre o uso seguro e racional dos medicamentos, sendo inclusive autorizados a proceder a intercambialidade dos medicamentos de marca pelos genéricos”, destaca o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. 

 

Leia também: Agora é lei: mulheres têm direito a um acompanhante em consultas, exames e procedimentos

 

A divulgação da cópia do receituário causou indignação em pacientes e nos farmacêuticos. O CRF-SP solicitou ao Cremesp a apuração rigorosa do ato, que, se confirmado, fere os princípios éticos e desconsidera a importância de um trabalho multidisciplinar.

 

CRF-SP denunciou ao Cremesp prescrição médica
CRF-SP denunciou ao Cremesp prescrição médica

 

“Aguardamos do Cremesp a adoção das medidas cabíveis para resguardar a integridade da assistência à saúde e a boa prática profissional, o que será reivindicado também no âmbito jurídico”, destaca Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP. Confira a nota oficial da Diretoria publicada nas redes sociais do CRF-SP.

 

 

Foto: Reprodução
Fonte: CFF
Chiesi introduz bulas digitais em medicamentos da marca

A biofarmacêutica de origem italiana Chiesi anunciou o lançamento de uma página inteiramente dedicada às bulas digitais. A companhia, especializada em soluções terapêuticas de saúde respiratória e doenças raras, investiu em iniciativas para reforçar inclusão e acessibilidade do grupo.

IA da Panvel facilita atendimento nas farmácias

Criada recentemente, a IA da Panvel começou a ser utilizada em cinco farmácias da rede em abril e já está presente em 400 lojas. O Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial foi batizado como Sofia, e desenvolvido a partir dos modelos generativos ChatGPT, da OpenAI e Claude, da Anthropic.