Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.
Sincofarma SP

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Farmacêuticos ganham guia inédito sobre PrEP e PEP

Guia inédito para dispensação das profilaxias pré exposição (PrEP) e pós exposição (PEP)

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Os farmacêuticos brasileiros ganham um guia inédito para dispensação das profilaxias pré exposição (PrEP) e pós exposição (PEP) ao vírus HIV.

 

A iniciativa partiu do Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Grupo de Trabalho sobre Cuidado Farmacêutico à População LGBTQIAPN+, e engloba dois manuais.

 

Leia também: CFF regulamenta a prescrição e administração de produtos injetáveis por farmacêuticos

 

“Quero registrar algo que é histórico: a primeira vez que o farmacêutico e a farmacêutica prescreveram um medicamento tarjado foi um medicamento que primeiro começou para profissionais do sexo, travestis, mulheres e homens transexuais, para homens gays e para muitos que são considerados a escória da sociedade”, celebrou Alícia Kruger, coordenadora do Grupo, durante o lançamento do guia nesta terça-feira (dia 19).

 

O evento teve a presença da analista de políticas sociais do Ministério da Saúde, Tatianna Alencar, representando o coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Draurio Barreira.

 

Guia para farmacêuticos vai ao encontro de números alarmantes

Os farmacêuticos, por meio desses guias, tendem a ampliar sua relevância na atenção primária a pacientes dispostos a utilizar os métodos. E os números confirmam.

 

De acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids (UNAIDS), cerca de 4 mil novas pessoas se infectam com o vírus por dia. Só no ano de 2021, 650 mil pessoas morreram por causas relacionadas à Aids. No Brasil, foram quase 41 mil novos casos de HIV e 35 mil de Aids, com cerca de 20 pessoas morrendo por dia no País por causas relacionadas.

 

Guia inédito para dispensação das profilaxias pré exposição (PrEP) e pós exposição (PEP)
Guia inédito para dispensação das profilaxias pré exposição (PrEP) e pós exposição (PEP)

 

“Naturalmente, nosso entendimento era o de traçar estratégias junto ao GT, para que pudéssemos ajudar a minimizar essa questão no país. Dentro dessas estratégias, nada melhor do que o uso das profilaxias pré exposição (PrEP) e pós exposição (PEP) ao vírus HIV”, pontuou o presidente do CFF, Walter Jorge João.

 

“Reconhecer o papel do farmacêutico como prescritor dessas profilaxias já representou um avanço significativo para a nossa profissão. Nós tivemos a necessária sabedoria para conquistar esse espaço e o assegurar como um direito aos farmacêuticos”, completou.

 

 

Foto: Reprodução
Fonte: Panorama Farmacêutico
IA da Panvel facilita atendimento nas farmácias

Criada recentemente, a IA da Panvel começou a ser utilizada em cinco farmácias da rede em abril e já está presente em 400 lojas. O Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial foi batizado como Sofia, e desenvolvido a partir dos modelos generativos ChatGPT, da OpenAI e Claude, da Anthropic.