Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.
Sincofarma SP

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Carnaval não é feriado no estado de São Paulo.

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

A festividade é considerada ponto facultativo e os dias comemorados do carnaval devem ser negociados entre o empresário e empregado.

 

Na maior festa do país, não podemos considerar feriado nacional.

Apesar de muito blocos que já estão desfilando pelas ruas de cidades do nosso estado, como São Paulo, Campinas e outros municípios, a data, que se é celebrada a folia, é de verdade a terça-feira, a famosa terça de carnaval. E este ano será comemorado no próximo dia 13 de fevereiro.

Em algumas cidades o dia é considerado ponto facultativo, como a cidade de São Paulo.

Além da terça-feira, os dias facultativos também podem se estender para segunda e ainda meio período do dia da quarta-feira de cinzas.

O estado de São Paulo, nas cidades onde não há ponto facultativo, cabe ao empregador decidir se a folga será concedida sem ônus ao seu funcionário. Caso esteja escalado para o dia e tiver falta, poderá haver descontos no pagamento, advertências ou ainda aplicação de suspensão se não houver justificativa da ausência.

 

 

Em São Paulo o dia é considerado ponto facultativo. O Rio de Janeiro considera a celebração como dia de descanso por ser apenas o estado como feriado. Caso exista uma lei municipal que decrete como feriado, a folga passa a ser obrigatória. Para as farmácias e drogarias, consideradas setores essenciais, nestes casos, o trabalhador poderá receber hora extra em dobro ou folgar em outra data.

Em pontos facultativos é bom deixar claro que é uma obrigação do funcionário atender a obrigação do trabalho sem direitos adicionais.

 

Leia também: Jurídico do Sincofarma esclarece sobre ponto facultativo no carnaval

 

APENAS 2 CIDADES NO ESTADO DE SÃO PAULO É FERIADO

No estado que o Sincofarma SP representa, o Carnaval é considerado feriado em apenas duas cidades do interior:

– Terra Roxa, conforme Lei 1.242/2014.
– Lins, de acordo com o Decreto 11.940/19.

 

Se desejar orientações sobre este dia ou demais situações trabalhistas, utilize o serviço do Departamento Juridico do Sincofarma, através dos contatos abaixo:

 

E-mail: juridico@sincofarma.org.br

Tel. (11) 3224-0966

 

Fonte: Sincofarma
Foto: Reprodução
Chiesi introduz bulas digitais em medicamentos da marca

A biofarmacêutica de origem italiana Chiesi anunciou o lançamento de uma página inteiramente dedicada às bulas digitais. A companhia, especializada em soluções terapêuticas de saúde respiratória e doenças raras, investiu em iniciativas para reforçar inclusão e acessibilidade do grupo.

IA da Panvel facilita atendimento nas farmácias

Criada recentemente, a IA da Panvel começou a ser utilizada em cinco farmácias da rede em abril e já está presente em 400 lojas. O Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial foi batizado como Sofia, e desenvolvido a partir dos modelos generativos ChatGPT, da OpenAI e Claude, da Anthropic.