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O layout da farmácia está estritamente relacionado com as vendas e os lucros finais do PDV. Ele deve ser projetado para orientar os consumidores na jornada de compra e ajudá-los a encontrar o que precisam de maneira rápida e agradável.
Mas criar um layout de loja eficaz não envolve apenas o apelo visual. Trata-se também de uma questão de funcionalidade e psicologia, que considera a maneira como as pessoas compram.
Principais erros de layout da farmácia
Confira abaixo algumas decisões equivocadas cometidas por varejistas na composição do layout da farmácia, elencadas pelo site SPC retail.
Planta errada
A planta errada pode mudar completamente a vibração do PDV. Isso define expectativas diferentes para seus clientes e pode até confundi-los enquanto tentam localizar produtos específicos
Ter um layout complexo ou desorganizado
Ter uma loja difícil de navegar pode confundir e frustrar os clientes. Eles podem não encontrar o que procuram e se sentir em um labirinto. Pensar logicamente na planta baixa e na sinalização de navegação ajudará a reduzir o estresse dos clientes, promoverá a conveniência e a fidelidade
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Ter muito ou pouco espaço
Ter pouco espaço para expor os produtos significa não ter em estoque os produtos de que o cliente precisa ou deseja. Você também pode estar limitado em termos de variedade. Por outro lado, ter muito espaço para mercadorias pode se tornar um fardo financeiro para manter as prateleiras cheias. O espaço de varejo tem tudo a ver com equilíbrio
Bloqueando linhas de visão
Bloquear a visão de um cliente com displays altos ou corredores mal posicionados na frente da loja prejudicará sua capacidade de decidir para onde ir em seguida. Os clientes precisam de uma visão clara da loja desde o momento em que entram, pois nem todos farão o mesmo caminho pelo PDV. Mantenha os produtos mais relevantes na linha de visão para que os clientes possam processar rapidamente a localização dos itens importantes
Corredores superlotados com displays
Ter muitos displays nos corredores pode dificultar a passagem confortável dos clientes. Também pode fazer com que eles se sintam sobrecarregados, o que não incentiva compras por impulso. Limite as exibições nos pontos de venda para manter os corredores livres de desordem