Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Entresto: medicamento para tratar insuficiência cardíaca em adultos deve ganhar versão genérica

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Diversas patentes de medicamentos expiram entre o final de 2023 e o primeiro semestre de 2024, o que resulta na disponibilidade desses medicamentos no mercado como genéricos, a preços mais acessíveis.

 

Esse cenário também abre espaço para a entrada de novos concorrentes no segmento de genéricos.

 

 

Conforme estabelecido pela Lei de Propriedade Industrial, que engloba os medicamentos, as patentes têm uma duração de 20 anos. Quando essas patentes expiram, os medicamentos podem ser fabricados como genéricos, sendo vendidos a pelo menos 35% menos do que o preço do produto de referência desenvolvido pelo laboratório que criou a fórmula.

 
Leia também: Victoza e Saxenda terão suas patentes expiradas neste primeiro semestre

 

É o caso do Entresto, um inibidor do receptor da angiotensina e neprilisina (INRA), que contém sacubitril e valsartana. Ambos ajudam a tratar a insuficiência cardíaca. O medicamento funciona bloqueando os efeitos da neprilisina, através do sacubitril, e do receptor angiotensina II, através da valsartana. Como resultado, os vasos sanguíneos relaxam e menos água é retida pelo corpo, o que é benéfico para tratar a insuficiência cardíaca. Sua patente expira no primeiro semestre de 2024, com a promessa do surgimento de versões genéricas e mais baratas.

 

Fonte: CFF
Foto: Reprodução