O cannabigerol (CBG) é a base do medicamento inovador que premiou Mariana Maciel, diretora-médica da farmacêutica canadense Thronus Medical, na Society of Cannabis Clinicians.
Mesmo com uma menor notoriedade em relação aos canabinoides THC e CDB o produto chamou atenção por sua vasta área de atuação. Utilizado em tratamentos metabólicos e anti-inflamatórios, também reduz o estresse, aumenta a concentração e é multimodal, não interferindo em outros tratamentos do paciente.
O CBG Full Spectrum, produzido pela Thronus, recebeu a aprovação da Anvisa e agora pode ser encomendado por meio da RDC 660/2022, que define os critérios para a importação de medicamentos à base de cannabis.
Medicamento inovador foi desenvolvido com nanotecnologia
O fármaco utiliza a tecnologia PowerNano em seus processos de produção. O investimento na ciência nanomolecular permite, atualmente, um aumento de até 10 vezes nas taxas de absorção e eficácia dos medicamentos.
O avanço nas pesquisas também possibilitou melhorias no tempo de início de ação e na biodisponibilidade do produto, mas futuros aperfeiçoamentos ainda estão no radar da companhia. “São números baixos em relação ao potencial da planta”, afirma Mariana.