Criada recentemente, a IA da Panvel começou a ser utilizada em cinco farmácias da rede em abril e já está presente em 400 lojas. O Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial foi batizado como Sofia, e desenvolvido a partir dos modelos generativos ChatGPT, da OpenAI e Claude, da Anthropic.
Assim como a maioria das inteligências artificiais, a Sofia é constantemente abastecida por novas informações e tende a se tornar cada vez mais eficiente. Nas farmácias a IA assimila conteúdos como bulas de medicamentos e normas da Anvisa para auxiliar os farmacêuticos.
Enquanto o número de lojas que contam com inovação cresce, seu volume de uso também aumenta. Em um recorte de dois dias do mês de junho, por exemplo, a Sofia recebeu 1,8 mil mensagens, sendo 800 em um dia e mil no outro.
IA da Panvel foi desenvolvida internamente
A tecnologia que, segundo a empresa, deve estar presente em todas as suas unidades até o final do mês, foi construída a partir de uma parceria entre as equipes da área de IA e ciência de dados da Panvel.
“Nosso trabalho foi fazer com que a ferramenta gerasse não apenas respostas relevantes, mas tecnicamente corretas e úteis para os colaboradores atenderem cada vez melhor nossos clientes”, explica Alexandre Arnold, diretor de tecnologia e inovação da Panvel.