Esse cenário está relacionado ao aumento do preço médio
Segundo o estudo Paper Farma da consultoria Bnex, as vendas em farmácias tiveram um aumento de 7,2% em maio em relação ao mesmo período do ano passado. Esse crescimento está ligado ao aumento dos preços médios dos produtos e do valor médio das compras. Analisando 2 milhões de transações, o estudo aponta que a alta procura por analgésicos, soros e vacinas contra a dengue devido às doenças sazonais transmitidas pelo Aedes aegypti teve um impacto significativo nas vendas.
Perfil dos Consumidores e Influência Feminina
Mulheres na faixa etária de 30 a 49 anos são as principais clientes das farmácias, com um destaque para pessoas com mais de 60 anos, que representam mais de 20% dos consumidores.
Leia também: Como o neuromarketing pode melhorar vendas na farmácia
Boom nas Vendas de Ozempic
O medicamento Ozempic, usado para diabetes, registrou um crescimento de aproximadamente 40% no faturamento em maio de 2024, comparado a maio de 2023, devido ao uso off-label para emagrecimento e aos reajustes de preços autorizados pela CMED. Entretanto, o estudo também revela uma redução de 14% no faturamento do varejo farmacêutico de janeiro a maio de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.