O Departamento de Farmácia da Sociedade Brasileira de Diabetes alerta para o crescente número de falsificações do medicamento Ozempic®, amplamente utilizado no tratamento do diabetes tipo 2 e como auxiliar na perda de peso. É essencial que profissionais de saúde e as pessoas que necessitam desse medicamento estejam cientes dos riscos e tomem as devidas precauções.
RISCOS ASSOCIADOS ÀS FALSIFICAÇÕES
Comprometimento terapêutico
Medicamentos falsificados podem conter dosagens incorretas ou não conter os ingredientes ativos necessários, prejudicando a eficácia do tratamento.
Riscos à saúde
A administração de produtos falsificados pode levar a eventos adversos graves, exacerbando o quadro clínico e causando sérias complicações à saúde.
Impacto econômico
A aquisição de medicamentos de origem duvidosa, mesmo parecendo fazer economia, pode resultar em prejuízos financeiros significativos para recuperação da saúde, sejam diretos pela ausência da garantia da obtenção de resultados desejados do tratamento adequado e, infelizmente, também indiretos pelos danos à saúde da pessoa que os consome. Os danos podem ser menores, contudo, podem levar a sequelas permanentes ou até mesmo ao óbito.
SEMAGLUTIDA MANIPULADA
Comprometimento terapêutico e viabilidade de produção com segurança
- A Food Drug Administration (FDA) que é o órgão de vigilância sanitária nos Estados Unidos emitiu as seguintes notas de alerta aos consumidores:
Os pacientes devem estar cientes de que alguns produtos vendidos como ‘semaglutida’ podem não conter o mesmo ingrediente ativo que os produtos de semaglutida aprovados pela FDA e podem ser formulações de sal. Produtos que contêm esses sais, como semaglutida sódica e acetato de semaglutida, não demonstraram ser seguros e eficazes. (tradução nossa)
Leia também: OMS volta a alertar para aumento de falsificações do Ozempic
RECOMENDAÇÕES PARA PREVENÇÃO
Ozempic® é um medicamento de “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA”
Não utilize esse medicamento SEM uma prescrição médica e antes de qualquer modificação no tratamento, consulte o médico que o prescreveu.
Adquira medicamentos de estabelecimentos regulamentados
Sempre compre medicamentos em farmácias licenciadas e confiáveis.
Inspecione a embalagem
Verifique sinais de manipulação ou adulteração, como rótulos mal impressos, erros de ortografia e lacres violados.
Consulte profissionais capacitados
Antes de iniciar ou modificar qualquer terapia, busque orientação de um médico ou farmacêutico qualificado.
Notifique casos suspeitos
A falsificação ou adulteração de medicamentos é um crime hediondo no Brasil, com pena de reclusão de 10 a 15 anos e multa. Qualquer suspeita de falsificação deve ser prontamente comunicada às autoridades sanitárias para investigação e ação corretiva.
Qualquer cidadão deve relatar casos suspeitos para que as autoridades sanitárias investiguem e protejam a saúde de todos(as).
Informações de como fazer isto estão disponíveis em:
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes
DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO
É fundamental que essa informação seja amplamente divulgada entre as pessoas que utilizam medicamentos e profissionais da saúde para garantir a segurança e a eficácia dos tratamentos envolvendo Ozempic®, ou qualquer outro medicamento. Manter-se informado é vital para a prevenção de danos e para a promoção da saúde pública.
Fonte: CFF
Foto: Freepik