Sincofarma SP

Mpox: Anvisa renova autorização excepcional de uso de duas vacinas

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

O curso de Programa de Formação para Habilitação de Vacinação para farmacêutico será realiza nos dias 27 e 28 de setembro, cumprindo todas as exigência do Mec e Cff.

 

 

Publicação no DOU prorrogou por 180 dias a dispensa de registro dos imunizantes.

 

Foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (27/8), a prorrogação, por 180 dias, da dispensa de registro para que o Ministério da Saúde (MS) importe e utilize no Brasil as vacinas Jynneos e Imvanex, para imunização contra a Mpox.  

 

A autorização se aplica às vacina Jynneos e Imvanex, fabricadas respectivamente pela empresa Bavarian Nordic A/S, localizada em Hejreskovvej 10A, 3490 Kvistgaard, Dinamarca, e pela empresa IDT Biologika GmbH, localizada em Am Pharmapark 06861 Dessau-Roßlau, Alemanha, adquiridas pelo Ministério da Saúde para prevenção ou tratamento da Mpox. 

 

A dispensa temporária e excepcional se aplica somente ao Ministério da Saúde e terá validade de seis meses, desde que não seja expressamente revogada pela Anvisa. 

 

No Brasil, até o momento, não há submissão de protocolo de ensaio clínico com vacinas ou medicamentos a ser conduzido no país. Além disso, não existe protocolo submetido ou mesmo vacina já registrada pela Agência com a indicação de imunização contra a Mpox. 

 

Programa de Formação e Habilitação de Vacinação para Farmacêuticos

 

Este curso tem a chancela do ICTQ, para desenvolver habilidades técnicas, que proporcionem ao farmacêutico a planejar, implantar e executar os procedimentos de aplicação de vacinas em farmácias, conforme a Resolução n.º 654/2018 do CFF.

 

A Instituição está credenciada no MEC por meio da Portaria n.º 281 de 28/03/2018.

 

O cadastro e a situação do credenciamento poderão ser verificados no site do e-MEC.

 

O ICTQ também está credenciado pelo CFF, através do Parecer e do Acórdão n.º 35.882, de 27 de abril de 2018 (publicado no Diário Oficial da União em 16 de maio de 2018).

 

O curso de Vacinação cumpre todos os requisitos exigidos pelo CFF com 40 horas de atividades, divididas em 20 horas na modalidade presencial (2 dias) e 20 horas a distância (EaD- com link enviado pelo ICTQ na semana do curso), reunindo as principais informações para possibilitar o desenvolvimento de competências necessárias à prestação de serviços de vacinação. Após o recebimento do certificado, o profissional deverá entregar ao Conselho Regional Farmacêutico para a devida Habilitação da Capacitação.

 

Dias 27 e 28 de Setembro das 8:30h às 17h e ainda 20 horas em EaD.

 

Inscreva em https://sincofarmasp.com.br/cursos-vacinacao/



Fonte: Gov.Br
Foto: Freepik