Black Friday – Apesar da queda, plataforma de marketing digital explica que as pessoas estão mais informadas sobre a data e aponta nichos de produtos que mais interessam à população.
Em cerca de duas semanas, o comércio mundial abrirá as portas para a data mais importante do ano para o setor: a Black Friday. Segundo um levantamento da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, as buscas na internet pelo evento de promoções caíram 18.29% no último ano, saindo de 246 mil pesquisas em setembro de 2022 para 201 mil no mesmo período de 2023. No entanto, outra pesquisa chama a atenção: o Google aponta que 67% dos brasileiros pretendem fazer compras em 24 de novembro e sete em cada dez consumidores têm a intenção de gastar igual ou mais do que no ano anterior — um aumento de 5 pontos percentuais no período.
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Para Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil, a dualidade dos estudos indica que as pessoas estão mais informadas sobre o evento: “Essa queda não mostra a falta de interesse, mas o conhecimento adquirido pelos brasileiros nos últimos anos. As pessoas estão mais informadas sobre a data, originalmente norte-americana, mas que já se estabeleceu no calendário nacional. Nos Estados Unidos, por exemplo, no mesmo período, ‘Black Friday’ somou 135 mil buscas na internet, número 32.84% menor do que no Brasil”.
“A análise desse tráfego aponta tendências para a Black Friday deste ano. Por ser no mês que antecede o início do verão e das férias escolares, muitas pessoas irão procurar por promoções de passagens e diárias de hotéis. O setor de eletrônicos também chama a atenção, com bastante procura dos brasileiros, assim como os itens esportivos e recreativos”, finaliza Casagrande.