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Segundo o Harvard Business Review, o campo do neuromarketing, também conhecido como neurociência do consumidor, estuda o cérebro para prever e até direcionar o comportamento do consumidor e a tomada de decisões. E a técnica pode fazer a diferença para aprimorar as vendas em farmácias.
Para a especialista Karla Menezes, dados biométricos colhidos a partir do reconhecimento facial, da íris, retina, das digitais ou da voz são analisados por softwares capazes de capturar reações do consumidor.
Isso inclui o tempo gasto observando um produto, as expressões faciais, o tempo de permanência e as interações em uma loja online ou aplicativo. “Com a avaliação dessas respostas emocionais, é possível entender que fatores influenciam diretamente as decisões de compra”, explica.
Neuromarketing torna as campanhas mais assertivas
As técnicas de neuromarketing estão cada vez mais presentes na publicidade, tornando possível o desenvolvimento de campanhas mais assertivas. Além disso, por meio dessa análise, pode-se criar grupos de consumidores com perfis e hábitos de consumo similares, pois permite o envio de mensagens mais personalizadas para o público-alvo.
Com os gatilhos certos, o cliente reconhece uma necessidade e vai procurar resolvê-la. “No caso de campanhas publicitárias focadas na área médica e farmacêutica, ao trabalhar com o neuromarketing, há menos desperdício de tempo e recursos”, explica Marcela Bianchin, CEO da Vogel Health e especialista em comunicação e propaganda para a área da saúde no Brasil.
Técnicas para aplicar o neuromarketing em farmácias
De acordo com a empresa espanhola Mayence, especializada em mobiliário para o PDV, a instalação adequada de expositores é altamente recomendada para despertar o estímulo visual. Porém, se vier acompanhada por estímulos olfativos, a efetividade será ainda maior
Banner
Usar um banner na farmácia é um dos elementos-chave do neuromarketing, pois as pessoas tendem a se lembrar com mais facilidade de imagens grandes e marcantes. O banner roll-up é de grande ajuda para sinalizar áreas ou destacar ofertas exclusivas que você oferece aos seus clientes
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Vinil
Os vinis também desempenham um papel muito importante no neuromarketing visual. Datas comemorativas são momentos estratégicos para utilizá-lo e assim aumentar as vendas
Sinais luminosos
A proposta de utilizar sinalização luminosa ajuda a dar ênfase para categorias e produtos cuja venda a farmácia deseja valorizar
Promoções ou brindes exclusivos
Outra boa ideia é distribuir alguns produtos ou fazer promoções exclusivas aos consumidores, para que eles se sintam especiais e tenham boas lembranças da sua farmácia
Chame a atenção pelo cheiro
O trabalho com aromas desperta a sensação olfativa, deixando o cliente mais confortável e facilitando a compra
Uso da música
O uso de uma música de fundo descontraída proporciona mais leveza ao ambiente e contribui para estimular a permanência no PDV