Sincofarma SP

Farmacêutica chinesa cria biossimilar do Ozempic

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

A farmacêutica chinesa Hangzhou Jiuyuan Gene Engineering desenvolveu o primeiro biossimilar do Ozempic (semaglutida), medicamento para diabetes da Novo Nordisk. O laboratório submeteu às autoridades o pedido de aprovação para a comercialização do medicamento no país. As informações são da Reuters.

 

A empresa destaca que “é a primeira semaglutida biossimilar nacional a ser submetida para comercialização”, e possivelmente do mundo, já que as patentes do Ozempic ainda estão vigentes.

 

 

Biossimilar do Ozempic gera briga de patente

 

Na China, a patente da semaglutida acaba apenas em 2026, o que significa que, mesmo se aprovado, o biossimilar não poderia ser vendido neste ou no próximo ano.

No entanto, há uma briga judicial no país, iniciada pela Jiuyuan Gene, para tornar a patente da Novo Nordisk inválida, o que abriria caminho para a comercialização imediata do medicamento.

 

Leia também: Anvisa identifica lote irregular de Ozempic no Brasil

 

De acordo com a mídia local, a patente chegou a ser considerada inválida em 2022 pelas autoridades chineses, porém a farmacêutica dinamarquesa recorreu da decisão. O processo ainda está em andamento.

No comunicado, a farmacêutica chinesa não menciona a questão da propriedade sobre a molécula, mas já destaca planos de levar o biossimilar a outros países. Diz que vai “se esforçar para levar biossimilares de semaglutida a muitos pacientes necessitados na China o mais rápido possível “ao mesmo tempo em que “realizará ativamente pedidos de registro no exterior”.

 

Fonte: Panorama Farmacêutico
Foto: Reprodução