Estudo envolveu 650 profissionais de saúde de 16 especialidades e traz insights para o setor
A 8ª edição da pesquisa Performance Farmacêutica 2025, realizada pela Ipsos em parceria com o Sindusfarma, identificou as indústrias farmacêuticas mais bem avaliadas por profissionais de saúde e pela classe médica. O estudo foi realizado com 650 médicos de 16 especialidades no Brasil e apresenta insights importantes sobre as empresas com as melhores performances no último ano.
“O propósito é melhorar cada vez mais a jornada no setor e garantir a excelência na indústria farmacêutica brasileira. Ele aponta os critérios que estão envolvidos na avaliação de um medicamento genérico pela classe médica”, explica Patrícia Beber, líder de cluster de negócios da Ipsos no Brasil.
Critérios relacionados à inovação e confiança estão entre os atributos mais importantes na avaliação dos laboratórios. Também foram considerados fatores como qualidade e eficácia dos produtos; resultados de pesquisas clínicas, reputação da empresa; experiências anteriores; preço e acessibilidade e relação com a classe médica.
Conheça as farmacêuticas mais bem avaliadas em 2024
O levantamento apresenta as marcas da indústria farmacêutica mais bem avaliadas em três categorias – imagem corporativa, presença e produtos – por especialidade médica.
Cardiologia: A Biolab liderou em preferência, proximidade e melhores representantes. AstraZeneca ganhou nos quesitos recomendação e produtos de qualidade, dividindo o ranking com a Novartis. A Novo Nordisk foi campeã em inovação; Boehringer Ingelheim em confiança; EMS, em genéricos; e Eurofarma, em custo-benefício
Clínica geral: O Aché detém a preferência dos médicos juntamente com a Eurofarma. Na subcategoria inovação, a liderança ficou com a Pfizer
Dermatologia: L’Oréal, Galderma, La Roche-Posay, Mantecorp Farmasa e Eurofarma lideram a preferência dos médicos
Endocrinologia: A Novo Nordisk foi a primeira colocada em imagem corporativa, presença e produtos, dividindo o ranking com a Lilly nas subcategorias preferência e recomendação. Eurofarma liderou em genéricos e AstraZeneca, em custo-benefício
Gastroenterologia: A Takeda foi a campeã em imagem corporativa, presença e produtos, ocupando o pódio ao lado do Aché na subcategoria preferência. A Janssen foi eleita a mais próxima; EMS ganhou em genéricos e custo-benefício, juntamente com o Aché
Ginecologia: Quatro farmacêuticas conquistaram a preferência dos médicos nessa área terapêutica. A Libbs obteve a liderança em imagem corporativa, recomendação e presença. A Bayer ficou em primeiro lugar em inovação e confiança; o Aché liderou em preferência e produtos de qualidade; e a Eurofarma, em genéricos e custo-benefício
Hematologia: A Janssen lidera em todos os critérios de imagem corporativa e presença, além de figurar na frente em produtos de qualidade. A Eurofarma venceu em genéricos e a AstraZeneca, em custo-benefício
Neurologia: A Libbs ficou à frente nos critérios de imagem corporativa, presença e produtos de qualidade. A Eurofarma encabeçou o ranking em genéricos e melhor custo x benefício. Nos quesitos inovação e mais próximo, a Libbs dividiu o pódio com a Novartis e Eurofarma, respectivamente
Oncologia: AstraZeneca se destaca em imagem corporativa, presença e produtos com melhor qualidade e custo x benefício. No quesito genérico de qualidade a campeã foi a Eurofarma.
Ortopedia: O Aché figurou na primeira colocação em sete categorias. Eurofarma liderou em mais próximo, qualidade e melhor custo x benefício. Genéricos ficou com a EMS.
Otorrino: O Aché sagrou-se vencedor em seis categorias. A GSK foi a mais bem avaliada em inovação e confiança. A Eurofarma ganhou o prêmio de melhor portfólio de genéricos, enquanto a Mantecorp Farmasa venceu nas categorias proximidade e produtos de qualidade
Pediatria: O Aché conquistou a liderança em imagem corporativa, presença e produtos. Nas subcategorias genérico e custo-benefício, o primeiro posto foi da Eurofarm
Pneumologia: A GSK foi a campeã em imagem corporativa, presença e produtos de qualidade. A Eurofarma liderou em genéricos e o Aché, em custo- benefício
Psiquiatria: O laboratório Lundbeck liderou em imagem corporativa e produtos de qualidade O. Aché ficou em primeiro em preferência e melhores representantes. A Eurofarma tem a preferência no quesito mais próximo, melhores representantes (empatado com o Aché) e genéricos. O título de Melhor custo-benefício ficou com a Torrent
Reumatologia: A Janssen é líder em todas as categorias avaliadas, exceto em genéricos de qualidade, que ficou com a EMS.
Urologia: GSK recebeu as melhores avaliações em imagem corporativa e produto de qualidade. Eurofarma conquistou a liderança em preferência, recomendação, melhores representantes e mais próximo, onde dividiu o pódio com Aché e Apsen. Genérico ficou com a EMS e Melhor custo x benefício com o Aché.