O especialista em angiologia e cirurgia vascular Herik Oliveira explica os benefícios desses dois suplementos para as artérias.
Após listar vegetais e frutas com propriedades capazes de beneficiar a saúde das artérias, o cirurgião vascular Herik Oliveira foi novamente acionado, mas, desta vez, para mencionar suplementos que podem ajudar esses vasos, que têm a função de transportar sangue rico em oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo. Vale frisar que essas estruturas tendem a ficar “entupidas” em razão da formação de placas de gordura, quadro chamado de aterosclerose.
Especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), o médico explica que “existem suplementos que podem ajudar na saúde das artérias” – entre eles, o ômega 3. Com relação a essa gordura poli-insaturada essencial, Herik salienta que a fórmula favorece os vasos sanguíneos por reduzir a inflamação. Com ação anti-inflamatória, a substância melhora o funcionamento dessas estruturas.
“Ao proteger a parede interna desses vasos, que é o endotélio, o ômega 3 melhora o fluxo sanguíneo. O suplemento diminui o processo de aterosclerose, que é a formação de placas de gordura, que tendem a causar um espessamento e até mesmo entupimento das artérias“, esclarece o especialista em angiologia. Outro benefício do consumo da fórmula envolve o controle dos triglicerídeos, que, quando estão elevados, tornam-se um fator de risco para a doença cardiovascular.

De acordo com Herik, o composto também tem ação antiagregante plaquetária, isto é, reduz a aglomeração de plaquetas, diminuindo a formação de coágulo ou trombo no interior das artérias. O médico destaca que o ômega 3 pode ser encontrado em alguns alimentos, como salmão, sardinha e atum, além de sementes, a exemplo da chia e linhaça: “Suplementos com óleo de peixe são ricos em ômega 3, que é o acido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA).”
No leque de suplementos benéficos para as artérias, consta o resveratrol. “É um potente antioxidante e anti-inflamatório”, sustenta. O cirurgião vascular prossegue: “Combate os radicais livres, estresse oxidativo, reduz o processo de inflamação crônica e previne lesões na parede das artérias”. Ele argumenta que o composto auxilia no controle do colesterol, ao aumentar o bom, o HDL, e diminuir o ruim, o LDL.
O resveratrol atua na redução da pressão arterial, por aumentar a produção de óxido nitroso, que é um “potente vasodilatador”, conforme endossa o médico. Assim como o ômega 3, o suplemento oferece proteção à parede desses vasos, o que melhora a circulação e o fluxo sanguíneo, e inibe a agregação plaquetária. “Essa fórmula está presente em alimentos, como amendoim e, principalmente, em frutas, como uvas, ou na forma de suplementação”, conclui.





