Sincofarma SP

Pandemia muda padrões de consumo de 72% dos brasileiros, diz FecomercioSP

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-10-28 14:59:47

 

De acordo com uma pesquisa Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), 72% dos brasileiros alteraram seus hábitos de consumo nos últimos seis meses, em razão da pandemia de covid-19. As maiores reduções de consumo aconteceram nos segmentos de roupas e calçados (42%), viagens a turismo (30%) e atividades físicas (27%).

O levantamento aponta que 54% dos entrevistados cortaram gastos por conta da diminuição da renda no último semestre; 22% reduziram o consumo de bens essenciais, como alimentos e remédios; 72% passaram a cozinhar mais em casa, 42% disseram praticar mais atividades físicas no ambiente doméstico e 46% passaram a comprar on-line.

No que diz respeito ao pós-pandemia, consumidores que recebem até um salário mínimo devem ir às compras de roupas e calçados (57%) e aqueles com renda entre um e dois salários mínimos demonstraram mais interesse por comprar eletrodomésticos e eletroeletrônicos (48%). Entre os que recebem mais do que dez salários mínimos, 45% pretendem viajar assim que a pandemia acabar.