Sincofarma SP

05 de setembro: Hoje é o Dia do Oficial da Farmácia

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2019-09-05 13:00:08

 

Uma das profissões mais antigas, que cria paixão e que conhece de verdade os remédios. Oficial da Farmácia, o Sincofarma/SP orgulha-se deste profissional.

 

Em torno do século X, os boticários começaram as atividades farmacêuticas, na época não reconhecidas, pois a medicina e a farmácia eram apenas uma profissão. A função dos profissionais das apotecas era fazer o reconhecimento das doenças, bem como trabalhar num local apropriado com os devidos equipamentos para preparar e armazenar os remédios.

Foi em 1777, que Luís XV, rei da França deliberou a alteração do termo “apotecário” ou “boticário” para farmacêutico, separando a profissão da medicina e determinando que um médico não pode também ser dono de botica. Foi com o tempo que as boticas geraram os dois tipos de estabelecimentos: farmácias e laboratórios industriais farmacêuticos. E, finalmente, em 1950, a qualificação do farmacêutico e os serviços de farmácia puderam se dispor à sociedade.

 

Oficial da Farmácia

O oficial de farmácia pode trabalhar em uma drogaria, não necessariamente se dedicando à manipulação de medicamentos em farmácias, cargo restrito ao profissional com formação acadêmica, farmacêutico.

Muitos se confundem com os termos “farmácia” e “drogaria”. Nas drogarias são vendidos os medicamentos formulados em laboratórios, com suas embalagens devidamente fechadas. O oficial de farmácia trabalha nas drogarias e atende à sociedade na compra de seus medicamentos.

O Sincofarma/SP parabeniza todos os oficiais de farmácia e os agradece pelo seu trabalho!