2018-11-13 10:02:08
Na sexta-feira (09/11), foi realizada a Sessão Solene Comemorativa de 120 anos da fundação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP), na Assembleia Legislativa de São Paulo.
O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, foi representado por sua vice-presidente, Lenira da Silva Costa, que recebeu a “Honra ao Mérito” em reconhecimento a contribuição do CFF para o desenvolvimento social, cultural e cientifico e pela missão em defender e servir a profissão farmacêutica em parceria com a FCF/USP.
Agradecendo ao convite da Profa. Dra. Primavera Borelli, diretora da FCF/USP, Lenira Costa destacou que falar sobre a USP é falar em história e, a um só tempo, em futuro, em modernidade, em qualidade de ensino, em pesquisa, em superação e desejo ardente de conquistas e em comprometimento social e em saúde. “A história desta Faculdade está profundamente associada à própria história da saúde da cidade de São Paulo. Daqui, saem ideias, propostas e ações que beneficiam milhares de pessoas. A sua farmácia universitária, por exemplo, serve de modelo de assistência farmacêutica integrada para o Estado de São Paulo”.
Lenira Costa lembrou que o CFF teve participação definitiva nas discussões sobre as diretrizes curriculares por entender que a profissão farmacêutica carecia de uma formação, além de técnica, humanística, generalizada, sem levar à diminuição da excelência técnica e científica e que não tem poupado esforços para se debruçar em análises a respeito do ensino farmacêutico brasileiro. “Nós nos alegramos muito com este momento de grandeza histórica da Faculdade de Farmácia e nos sentimos muito à vontade para nos manifestarmos aqui. O CFF também tem lutado diuturnamente contra o ensino farmacêutico à distância, por considera-lo insuficiente para a formação profissional. Por isto – e muito mais – o CFF valoriza profundamente a sua Comissão de Ensino e a sua Comissão Assessora de Educação Farmacêutica.”
A FCF/USP homenageou ainda o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF/SP), representado pelo Prof. Dr. Marcos Machado Ferreira (presidente), o Presidente Emérito da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia (ACFB/ANF), Prof. Dr. Lauro D. Moretto, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), representada pela Profa. Dra. Maria Ines Rocha Miritello Santoropela, a União dos Farmacêuticos (Unifar), representada pelo Prof. Dr. Luiz Fernando Pellegrino (Presidente) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), representada por Ildeu de Castro Moreira (Diretor). Homenageou também nesta ocasião os ex-Diretores da Universidade e o colaborador mais antigo ainda em atividade.
Prestigiaram o evento os Acadêmicos: Profs. Drs. Michel Kfouri Filho, Carlos Adalberto de Carmargo Sannazzaro, Maria Ines Rocha Miritello Santoro e Acácio Alves de Souza Lima. Os Acadêmicos presentearam o Deputado Luis Fernando Teixeira com o livro comemorativo “Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil 80 anos – História de Ideais e Conquistas”, a Farmacopeia Paulista que, publicada em 1917, e a Flâmula.
Além da vice-presidente do CFF, também fizeram parte da mesa de honra o Dr. Marcos Machado Ferreira (presidente do CRF/SP), Primavera Borelli (Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP), o Prof. Dr. Lauro D. Moretto, Presidente Emérito da (ACFB/ANF), o Prof. Dr. João Ernesto de Carvalho (Diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp), Luis Fernando Teixeira (Deputado Estadual) e Rodney Garcia Rocha (Diretor da Faculdade de Odontologia da USP).