2018-10-15 11:12:08
Além das causas genéticas e de fatores de risco, como a idade, alguns hábitos adotados por mulheres podem influenciar o surgimento da doença.
Você sabia que exercícios e alimentação podem prevenir câncer de mama? Apesar de existirem fatores de risco, como genética, histórico familiar, menstruação precoce, menopausa tardia e idade, a relação entre os hábitos e o desenvolvimento da doença é comprovado. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 80 % dos casos de câncer estão relacionados ao estilo de vida das mulheres.
“Algumas decisões cotidianas, tais como praticar atividade física, manter um peso adequado à altura, ser mãe antes dos 30 anos, amamentar e ingerir bebida alcoólica moderadamente, podem atuar em benefício da mulher. Além disso, é fundamental para a prevenção do tumor de mama se alimentar com produtos de boa qualidade, evitando comidas industrializadas”, afirma a ginecologista e mastologista Juliana Pierobon, da Altacasa, clínica médica localizada na cidade de São Paulo.
Exercícios e alimentação podem prevenir câncer de mama
“Uma dieta saudável, com pouca gordura, além de muitas verduras e legumes, está relacionada à redução do risco de câncer em geral. Comer bem também evita o ganho de peso, o que está diretamente relacionado à possibilidade de desenvolver o câncer de mama. Mulheres obesas ou com sobrepeso têm mais chances de ter tumores malignos na mama ao longo da vida”, explica Juliana.
De acordo com a especialista, uma pesquisa divulgada pelo Journal of Cancer Survivorship (revista acadêmica que aborda o tema da superação do câncer) comprovou que a prática de atividade física por pelo menos 150 minutos semanais pode reduzir novos casos de câncer a volta da doença em pacientes que já se submeteram ou que estão em tratamento oncológico.