2018-07-24 12:00:08
A nova realidade das farmácias é focada na prestação de serviços e resultados em melhoria de qualidade de vida assistidas pelo estabelecimento, onde seus pacientes/clientes recebem orientações, atenção farmacêutica e prevenção em saúde. São espaços conhecidos como sala de serviço farmacêutico, consultório farmacêutico ou sala de atenção farmacêutica.
A prestação de assistência e prevenção a saúde foi o grande aliado aos empresários após a publicação da lei 13.021/14, onde define farmácias e drogarias como estabelecimento de saúde.
O que também auxiliou na desenvoltura, foram as resoluções 585 e 586 de 2013 do CFF que estabelece diversos pontos de atuação ao profissional farmacêutico, respaldado para realizar serviços como acompanhamentos, prevenção e sinalização para doenças autolimitadas, prescrição de medicamentos isentos de prescrição médica, testes bioquímicos entre outros.
A população pode contar com serviços básicos de saúde e dispor de acompanhamento multiprofissional, pois o farmacêutico está sendo o mediador da prevenção em saúde, encaminhando seus pacientes para profissionais médicos, nutricionistas, educador físico, fisioterapeuta e demais profissionais de saúde.
Imagem divulgação G1
Segundo dados do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTQ), cerca de 73% das pessoas preferem ir às farmácias que possuem consultório e mais de 60% da população mostra que é possível farmácias ofertarem serviços de qualidade e dispor da atuação dos profissionais farmacêuticos. Entretanto, todos os processos devem ser realizados de acordo com as resoluções e Leis para a padronização do atendimento de saúde em farmácias.
De acordo com Guilherme Torres, diretor de consultoria farmacêutica, o Brasil se encontra ainda em processo de adaptação, “embora obtemos resultados estrondosos, podemos analisar que existe falta de conhecimento e apoio à empresários para adaptar seus ambientes privativos. Conforme a Automatiza LTDA, a assiduidade na busca de sua consultoria em 2017, fez com que a empresa passasse por uma transição interna e neste primeiro semestre de 2018, lançou no mercado a Smart Consulta, primeira franquia de Saúde e beleza que disponibiliza consultórios com sala de vacinação 100% operacional”, disse Guilherme Torres diretor da empresa.
Ainda de acordo com Guilherme, com a Smart Consulta, os franqueados obtém resultados, cuidados, técnicas e padronização garantidos na gestão, gerando resultados para seus negócios e para seus clientes.
Os resultados para os empresários são atrativos podendo crescer seu faturamento em até 50%. Além disso, a visão de melhora em Saúde que a empresa ganha, diferencia a empresa da concorrência. O custo para se montar um espaço com estrutura adequada fica entre 50 e 80 mil, dependendo da opção convencional ou com vacinas. O retorno (Payback) ocorre em, no máximo, 18 meses.
Por: Katarine Marques