Sincofarma SP

Preço como diferencial

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2017-10-21 16:00:08

 

A aposta em um modelo de farmácias com preços competitivos, com aparências atrativas e chamativas e instalações práticas, fez com que as lojas das redes populares ligadas à Farmarcas – Ultra Popular, Super Popular e Maxi Popular – conquistassem um expressivo crescimento no mercado. No segundo semestre, a soma dessas lojas atingiu a marca de mais de 500 lojas em variados pontos do país.

O crescimento se mostra impressionante, sendo que as redes populares começaram 2016 com 255 lojas abertas. No início de 2017, já contava com 402 e, além de atingir a marca de mais de 500, ainda são muitas as farmácias em processo de abertura. Um ponto muito relevante é a conquista de mercados estratégicos que pareciam muito complexos pela distância, como é o caso de aberturas de lojas no Amazonas, Acre e Pará.

“Temos o objetivo de atuar nas mais variadas localidades do país e montar uma logística para atender filiados nessas localidades. Ver os ótimos resultados obtidos é estratégico para a Farmarcas, garantindo que não existem fronteiras dentro do país para esse modelo inovador de farmácia”, explica Edison Tamascia, presidente da Farmarcas.

Posicionamento estratégico

Essas redes populares possuem posicionamento estratégico bem definido, que é serem reconhecidas em qualquer lugar do Brasil como referência em preço baixo ao consumidor, com um alto nível de atendimento, mesclando isso com um alto padrão de padronização de layout e excelência na gestão.

“Infelizmente ainda se tem uma percepção por parte dos empreendedores de que lojas populares não priorizam a qualidade e a boa gestão. Com o modelo adotado e os resultados apresentados, quebramos esse paradigma. A satisfação dos proprietários das lojas é tão positiva que grande parte está projetando ou abrindo novas farmácias”, conta Tamascia.

A Farmarcas busca proporcionar constante capacitação para as farmácias das redes associadas e com um modelo de gestão de negócios que inova, oferecendo facilidade no acesso de informações estratégicas na tomada de decisão.

Outro benefício se dá na negociação coletiva com fornecedores, como ocorre com a obtenção de taxas mais competitivas junto às operadoras de cartão de crédito e débito e com compras em condições comerciais agressivas.

Porém, a complexidade dessa operação se limita a sua sede central, localizada em São Paulo. Para as farmácias, as estratégias são passadas de forma simplificada e ágil, permitindo que o proprietário tenha maior foco e assertividade em ações que visem o crescimento do negócio.

Modelo cria cópias

A grande aceitação do público faz com que as tentativas de cópia do modelo se multiplicassem nas regiões nas quais essas lojas estão crescendo, com o aparecimento de um grande número de drogarias que mudam suas fachadas para cores próximas e que inserem em sua marca o termo popular.

“Por mais que vejamos aumentar essas situações, observamos que essas lojas na verdade copiam apenas o básico, pois a parte complexa que está relacionada à gestão e não é possível replicar tão facilmente. Mas, estamos sempre abertos a receber lojas que tenham interesse de aderir ao nosso modelo, desde que sigam as regras que estabelecemos e respeitem os limites territoriais”, explica Ângelo Vieira, gerente operacional da administradora.

Essa abertura se deve ao fato de que a Farmarcas gere redes associativistas, as quais estão abertas a adesão de novas lojas. Contudo, para que isso ocorra as farmácias precisam se comprometer a cumprir uma série de ações de adequação e melhorias. Contudo, ao aplicar esse modelo, os números mostram, o resultado é muito positivo.