Sincofarma SP

Aprovado pela Anvisa o 1º agente reversor de medicação anticoagulante no Brasil

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2017-04-20 14:00:57

 

Praxbind® (idarucizumabe), medicamento da farmacêutica Boehringer Ingelheim, auxilia no manejo de pacientes tratados com Pradaxa® (etexilato de Dabigatrana) em caso de acidentes[i],[ii].

São Paulo — A Boehringer Ingelheim, uma das 20 principais farmacêuticas do mundo, anuncia a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do Praxbind® (idarucizumabe), indicado para pacientes tratados com Pradaxa® (etexilato de Dabigatrana (Anvisa) quando há necessidade de reversão dos efeitos anticoagulantes do medicamento em casos de cirurgia ou procedimentos de emergência com risco de hemorragiai,ii.

Dra. Patricia Rangel, diretora médica da Boehringer Ingelheim do Brasil, reforça que a aprovação é um marco para a empresa farmacêutica e representa avanços no segmento: “Estamos felizes que os pacientes brasileiros poderão contar com o primeiro agente reversor específico do anticoagulante oral Pradaxa®, que irá proporcionar mais tranquilidade no manejo dos pacientes que utilizam esta medicação. Essa solução reforça a liderança da Boehringer Ingelheim em inovação nos cuidados anticoagulantes, já que possuímos um extenso portfólio para a saúde cardiovascular com medicamentos para a prevenção da formação de trombos e para o tratamento de AVCs, para redução das sequelas”.

Com uso indicado em casos de emergência, Praxbind® reverte a ação anticoagulante de Pradaxa®i,ii medicamento oral utilizado para a prevenção de acidentes vasculares cerebrais decorrente da fibrilação atrial (FA) e embolismo sistêmicoi,ii — que está no mercado há mais de 8 anos e é aprovado em mais de 100 países[iii]. A eficácia e a segurança de Praxbind® foram comprovados pelo estudo RE-VERSE AD™i,ii,[iv],[v] cujos resultados demonstraram que os efeitos de reversão foram imediatamente evidentes. Poucos minutos após a administração de 5 gramas de Praxbind® nenhum efeito anticoagulantefoi observadoi,ii,vi.

Apesar de ser um medicamento que será raramente utilizado na prática clínica, a disponibilidade de um agente de reversão específico proporciona aos médicos e aos pacientes, maior confiança na escolha de Pradaxa®, já que, até então, não existia opção para reversão específica e imediata do efeito anticoagulante desse medicamento. Praxbind® apresenta uma nova e rápida solução em casos nos quais há necessidade de rápida intervenção em pacientes que tomam Pradaxa®, como em situações de sangramento com risco de vida ou cirurgias de urgência.

A Boehringer Ingelheim fornece soluções de saúde com grande valor e impacto para as pessoas e o foco da empresa está, muitas vezes, relacionado a doenças que atingem um pequeno percentual da população. A companhia está comprometida a trabalhar com todos os seus parceiros e organizações de saúde brasileiras colaborar com o acesso de Praxbind®.

Praxbind® (idarucizumabe) — Praxbind® é um fragmento de anticorpo humanizado, concebido como agente reversor específico de Dabigatrana[vi] (Pradaxa®). Praxbind® bloqueia especificamente as moléculas de Dabigatrana, neutralizando seu efeito anticoagulante sem interferir em outras etapas da cascata de coagulaçãovi. É indicado para pacientes tratados com Pradaxa® quando a reversão de seus efeitos anticoagulantes é necessária em caso de: .Procedimentos e cirurgias emergenciais |. Hemorragias com risco de vida.

Pradaxa® (etexilato de Dabigatrana) — A experiência clínica de Dabigatrana equivale a mais de 6,9 milhões de pacientes-ano em todas as indicações licenciadas em todo o mundoiii. Dabigatrana está no mercado há mais de oito anos e é aprovada em mais de 100 paísesiii.

As indicações atualmente aprovadas para Dabigatrana são[vii],[viii]: .Prevenção de acidente vascular cerebral isquêmico e embolia sistêmica em pacientes com fibrilação atrial não valvar e fator de risco para AVC;

. Prevenção primária de eventos tromboembólicos venosos em pacientes submetidos a cirurgia de substituição total do quadril ou cirurgia de substituição total do joelho eletivas;

. Tratamento da TVP e Embolia pulmonar e prevenção da TVP recorrente e Embolia pulmonar recorrente em adultos.

A Dabigatrana, um inibidor direto da trombina (DTI)[ix], foi o primeiro medicamento amplamente aprovado numa nova geração de anticoagulantes orais diretos, disponíveis para atingir uma elevada necessidade médica não atendida na prevenção e tratamento de doenças tromboembólicas agudas e crônicas. Os potentes efeitos antitrombóticos são conseguidos com os inibidores diretos da trombina bloqueando especificamente a atividade da trombina, uma enzima central no processo responsável pela formação do coágulo (trombo) [x]. Em contraste com os antagonistas da vitamina K, que atuam de forma variável através de diferentes fatores de coagulação, a Dabigatrana proporciona uma anticoagulação eficaz, previsível e reprodutível com um baixo potencial para interações medicamentosas e sem interações entre o medicamento e alimentos, sem a necessidade de monitorização rotineira da coagulação ou ajuste obrigatório de dose[xi],[xii].

A Boehringer Ingelheim — Medicamentos inovadores para pessoas e animais têm sido, há mais de 130 anos, o foco da empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim. A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e até hoje permanece como uma empresa familiar. Dia a dia, cerca de 50.000 funcionários criam valor pela inovação para as três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2016, a Boehringer Ingelheim obteve vendas líquidas de cerca de 15.9 bilhões euros. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento correspondem a 19,6% do faturamento líquido (mais de € 3 bilhões).

A responsabilidade social é um elemento importante da cultura empresarial da Boehringer Ingelheim, o que inclui o envolvimento global em projetos sociais como o “Mais Saúde” e a preocupação com seus colaboradores em todo o mundo. Respeito, oportunidades iguais e o equilíbrio entre carreira e vida familiar formam a base da gestão da empresa, que busca a proteção e a sustentabilidade ambiental em tudo o que faz.

No Brasil, a Boehringer Ingelheim possui um escritório em São Paulo e Campinas, e fábrica em Itapecerica da Serra e Paulínia. Há mais de 60 anos no país, a companhia estabelece parcerias com instituições locais e internacionais que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população. A empresa recebeu, em 2017, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do país por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos. | www.boehringer-ingelheim.com.br .