O atacado farmacêutico brasileiro ganha um novo player. A Rede Integração Farma iniciou oficialmente operações nesta terça-feira, dia 18, em evento na capital paulista. O grupo reúne 12 das principais distribuidoras regionais de medicamentos do país, que movimentam 108 milhões de unidades por ano.
A rede já nasce vigorosa, somando 55,1 mil m² de área total em centros de distribuição, além de 1.108 funcionários e colaboradores distribuídos por 16 estados de todas as regiões do Brasil e pelo Distrito Federal. As empresas atendem mais de 41 mil farmácias associativistas e independentes, o equivalente a 46% do número de PDVs do setor. O trabalho das distribuidoras viabiliza o acesso de 4.229 municípios brasileiros a medicamentos, formando uma cobertura geográfica de 76%.
A Integração Farma tem como fundadoras a Baratela (ES), Carvalho Distribuidora (MA), Divimed (MG), Golfarma (BA), Grupo Maiora (RS), LinkMed (DF), MaxiFarma (SP), Medchap (SC), Minas Distribuidora (RO), Rio Drog´s (RJ), Somed (SP) e Vitória Distribuidora (AM).
Recrutado para ser o gestor executivo, Geraldo Monteiro reforça a missão de constituir um grupo com capilaridade, estrutura sólida e disposição para agregar novas ferramentas e fornecedores. “Não temos papel associativo nem o de interface política das distribuidoras. Mas também não queremos limitar a atuação à de uma central de negócios. Nosso propósito é estimular um ambiente de negócios colaborativo e que beneficie a cadeia produtiva que envolve o pequeno e médio varejo”, argumenta.
O tripé tecnologia, inteligência de mercado e desenvolvimento de produtos dará o tom às operações da Integração Farma, cuja base administrativa está situada na região da Avenida Paulista, em São Paulo.
Atacado farmacêutico terá marcas próprias e central de dados
A estratégia do grupo prevê a criação de marcas próprias, entre as quais a de um teste rápido de gravidez, que deverá chegar às farmácias ainda neste mês de outubro. A rede também firmou parceria com a Close-Up International para ter acesso a uma central de dados atualizada em tempo real.
“Relatórios sobre vendas e comportamento de consumo no entorno das regiões de atuação poderão estar ao alcance dessas empresas e ajudarão a nortear decisões estratégicas”, avalia.
A Integração Farma também deu início a um ciclo de treinamentos sobre administradores de negócios para as lideranças das distribuidoras. “Ao dividir novos conhecimentos e tendências de mercado com os gestores, eles estarão aptos a aproveitar as oportunidades disponibilizadas pela nossa central, cultivando uma relação muito mais assertiva com a indústria e com o PDV”, observa Monteiro.
Exclusividade por estado e abertura a novos parceiros
A rede já está prospectando novos integrantes, mas aposta na exclusividade regional. “Nossa prioridade é preencher espaço nos estados onde ainda não operamos. Ter uma única distribuidora em cada localidade vai ao encontro do nosso objetivo de dar mais fôlego e representatividade para a empresa em seu território”, conclui.
Integrantes do conselho
Geraldo Monteiro se reportará ao Conselho de Administração e Fiscal, que terá mandato de dois anos e será constituído pelos sócios das distribuidoras afiliadas (ver relação abaixo).
Conselho de administração
Presidente: Álvaro Júnior (LinkMed)
Vice-presidente: Bruno Freire (Rio Drog´s)
Diretor financeiro: Pedro Júnior (Minas Distribuidora)
Diretor secretário: Kenard Rocha (Carvalho Distribuidora)
Suplente: Marcelo Borgonovi (MaxiFarma)
Conselho fiscal
Darli Luiz Sanzovo (Grupo Maiora)
Linaldo Nunes de Farias (Vitória Distribuidora)
Ivando da Silva Correia (Golfarma)
Veja mais
ICTQ Station – Sábado com Poder do Conhecimento, show com Luísa Sonza e Djs
Foto: Freepik
Fonte: Panorama Farmacêutico