Sincofarma SP

Google e Napp lançam plataforma gratuita para farmácias

Plataforma gratuita para Farmácias

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Plataforma gratuita para Farmácias – Serviço permite que a farmácia gerencie o estoque, apareça em buscas de clientes que estão na mesma região, e muito mais.

 

As farmácias de todos os tamanhos passam a ter uma nova aliada na gestão: a plataforma Napp, desenvolvida pela Napp Solutions, em parceria com o Google, que ajudará na construção de presença on-line, no gerenciamento de estoque, na comparação de preços e em várias outras funcionalidades que veremos a seguir.

 

“Os pequenos e médios negócios ainda estão começando na transformação digital, muitos deles sem nenhuma presença online, então queremos ajudar a acelerar esse processo. Afinal, quem é pequeno empreendedor acaba vestido a camisa de diversos cargos na empresa e não tem tempo de cuidar dessa parte também”, contou o diretor de parcerias do Google para a América Latina.

 

Leia também: Anvisa analisa regulamentação de bulas de medicamentos impressos e digitais

 

Segundo levantamento realizado em 2022 pelo Instituto Axxus, que integra o ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, 92% das farmácias independentes não utilizam qualquer plataforma de marketplace e 86% delas realizam levantamento manual do registro de medicamentos.

 

Então, pensaram em criar uma plataforma unificada, gratuita, com o Google Business, Google Ads, Business Messages, perfil da empresa no Google, além de site gratuito.

 

“Queriamos dar ao físico, a força que o online tem, integrando sistemas. Porém, não poderíamos pedir para o farmacista cadastrar todos os produtos dele, fotografando e criando descrições, por exemplo. Ele não faria nunca. Então, integramos a operação física de uma farmácia e trazemos uma inteligência para esse farmacista. Então, ele poderá analisar várias farmácias que estão geolocalizadas próximo a ele, comparando a média de preços, vendas, produtos mais vendidos, como foi o mês anterior da sua farmácia e das outras, tudo de forma anônima, recebendo dicas e insights para melhorar suas vendas, como qual produto deve comprar e em qual quantidade”, explica o sócio na Napp Solutions, Bruno Zenatte.

 

Sua interface é simples de usar e oferece recursos automatizados, em sua maioria, evitando que os empreendedores tenham que executar tarefas manuais ou complexas – em especial para aqueles com pouco conhecimento em tecnologia. “A equipe da Napp Solutions está entrando em contato com todas as farmácias do Brasil para contar a novidade e, ao se cadastrar na plataforma, conseguimos mostrar ao farmacista um histórico da farmácia dele de até 24 meses antes. Assim, ajudaremos o farmacista a enteder o que ele pode fazer com todos os dados e como usá-los para de fato melhorar o faturamento e a gestão”, explica Zenatte.

 

napp-google

 

A nova plataforma permite o acesso a sete produtos do Google. Com ela, o empreendedor poderá criar campanhas de publicidade e de promoção de seu estoque em lojas físicas com a ajuda das Campanhas Inteligentes, poderá acessar insights e tendências de mercado gerados a partir das campanhas realizadas no Google Ads, interagir com seus clientes por meio do Business Messages, além de acessar conteúdos educacionais exclusivos do Google com dicas para alavancar seus negócios. Ao se cadastrar, cada PME também poderá criar um site próprio disponibilizado pela Napp onde poderá promover seus serviços e produtos.

 

A plataforma foi lançada a poucas semanas e já conta com 12 mil farmácias cadastradas.

 

Atualmente, empresas interessadas em usar a nova plataforma podem se cadastrar por meio do site da plataforma. Após o cadastro, cada farmácia passa por um processo de integração à plataforma, de forma totalmente independente e simplificada.

 

 

Foto: Reprodução
Fonte: Guia da Farmácia