2017-08-23 13:00:08
No dia 07 de outubro o Sincofarma/SP irá abordar o assunto através do curso de ATENDIMENTO EM FARMÁCIAS E DROGARIAS com a ministrante Romeika Samara que irá trazer dicas de uma performance ideal para um atendente de drogaria ou farmácia e assim se tornar um excelente profissional de vendas e fidelizar o seu público consumidor.
O comércio varejista começou a reagir, de acordo com o IBGE as vendas do segundo trimestre de 2017 tiveram um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, interrompendo nove trimestres consecutivos de queda. “A melhora entre atividades do varejo foi generalizada no segundo trimestre, seja porque reverteram a queda para crescimento seja porque diminuíram o ritmo de perdas”, disse Isabella Nunes, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.
Nas atividades do varejo ampliado, que inclui venda de veículos e materiais de construção, o crescimento foi ainda maior e alcançou 2,9 %, o melhor desempenho desde o quarto trimestre de 2013, quando o crescimento foi de 3,6%.
Para Alberto Trevilato, diretor da Proct, é hora das empresas que aproveitaram o tempo de crise e investiram na capacitação dos funcionários e soluções tecnológicas voltadas ao atendimento dos consumidores, saírem na frente dos concorrentes que cortaram drasticamente os investimentos nestas duas áreas tão sensíveis para o varejo.
“Alguns de nossos clientes já sentiam que a crise não era para sempre e zeram investimentos para melhorar a experiência de compra do consumidor, capacitando os funcionários e adotando novas tecnologias no ponto de vendas, como por exemplo, implantação de drive-thru, adoção de programas de delidade mais modernos instalados nos celulares dos clientes e até mesmo a substituição do sistema de automação comercial de frente de loja, por soluções mais modernas, ágeis e principalmente, projetadas para aumentar o engajamento dos vendedores na hora de atender os clientes”.
Com cerca de 90 lojas em 30 cidades do estado de São Paulo, a Poupafarma decidiu implantar o Proct
Point of Sales para agilizar o atendimento e melhorar a satisfação dos clientes no momento da compra. Para Mauricio Denari, gerente de TI da rede do varejo farmacêutico, a experiência da Proct
no segmento varejista somada a necessidade de ter um parceiro ágil nas inovações e principalmente capaz de integrar rapidamente com o atual sistema de gestão da companhia, foram determinantes para a tomada de decisão. “A implantação do novo sistema na frente de loja, diminuiu sensivelmente os chamados técnicos por interrupção de funcionamento do software, melhorou a qualidade das informações de venda reduzindo o tempo de fechamento contábil e agilizou o atendimento dos clientes, porque trouxe agilidade ao atendimento na pré-venda e diminuiu o tempo de la nos caixas”, arma
Denari.
O Grupo Pão de Açúcar também investiu em tecnologia e lançou para 12 milhões de membros de seus programas de delidade, o aplicativo Meu Desconto, que teve 1,4 milhão de downloads e 400 mil novos clientes cadastrados no período de 29 de junho 29 de julho, um aumento de 3,2 % na base de clientes do Pão de Açúcar Mais e Clube Extra. Este aplicativo oferece promoções personalizadas a cada consumidor, os descontos variam de 15% a 50% e as ofertas são cadastradas pelos próprios fornecedores dos hipermercados.
A rede de Drogarias Globo com mais de 100 lojas no Nordeste do Brasil, lançou seu primeiro drive-thru, oferecendo aos clientes muito mais comodidade, facilidade e segurança. Por ser uma empresa atenta as tendências do mercado, recentemente contratou uma plataforma tecnológica da Proct, para disponibilizar aos seus clientes, um aplicativo que permite a antecipação do pedido através do celular, que notifica quando a mercadoria já está separada e pronta para ser retirada no drive-thru.
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Fonte: Panorama Farmacêutico