Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.
Sincofarma SP

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Farmácia mais antiga do Brasil fica no interior de SP

Farmácia mais antiga do Brasil

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Você conhece a farmácia mais antiga do Brasil? Em julho do ano passado, o Panorama Farmacêutico fez uma reportagem contando a história da Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella.

 

A Farmácia que ostenta 801 anos e é o estabelecimento do gênero mais velho do mundo. Mas quem detém o título em território nacional?

 

Leia também: Aplicativo que lê rótulos chega às farmácias brasileiras

 

Fundada em 1830, a Pharmacia Popular mereceu a alcunha de farmácia mais antiga do Brasil. Localizada no número 156 da Rua Manoel Aguiar, na cidade de Bananal, distante 326 quilômetros da capital paulista, a botica funcionou como loja museu até fechar definitivamente as portas em 2011, após a morte do proprietário Plínio Graça.

 

Até então, a farmácia/museu preservava o acervo histórico da época da monarquia em suas prateleiras e equipamentos, além dos balcões em pinho de Riga, ornados por ânforas de cristal. O chão era todo revestido com ladrilhos franceses de estilo neoclássico. Atualmente, o que resta é a fachada e grande parte do mobiliário original foi vendida e retirada do local.

 

Farmácia mais antiga do Brasil
Farmácia mais antiga do Brasil

 

História da farmácia mais antiga do Brasil

Inaugurada no final do século 19 pelo francês Tourin Domingos Mosnier, com o nome de Pharmacia Imperial, a botica mudou de nome com o fim da monarquia brasileira. Com isso, em dezembro de 1889 passou a se chamar Pharmacia Popular. Em 1922, o estabelecimento foi adquirido pela família Graça, que administrou o estabelecimento por 89 anos, sendo as últimas três décadas também como um museu, transformando-a num dos pontos históricos da cidade de Bananal.

 

 

Foto: Reprodução

Fonte: Panorama Farmacêutico