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15 de setembro, DIA DO CLIENTE! Na farmácia, todo dia é dia do cliente

Dia do Cliente

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Nesta sexta-feira, comemora-se o Dia do Cliente – uma data que merece atenção especial de todos os varejistas.

 

Para a prática de algumas ações que podem reverter em excelentes resultados para a farmácia. Mas muitas dessas ações podem e devem se estender ao ano todo.

 

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Comece pelo digital – Hoje, os consumidores adoram comprar em lojas figitais (físicas e digitais). Portanto, prepare ações de marketing que abranjam esses dois públicos. Divulgue ofertas e serviços que estarão disponíveis nesse dia, em tempo real, nos canais on-line ou presenciais. Faça postagens incentivando os clientes a irem às compras buscando ofertas e oportunidades que só acontecerão nesse (s) dia (s). O uso das mídias sociais estimula a presença nas lojas física e virtual, criando interesse e motivação para a compra.

 

Invista em canais de vendas – Existem vários canais para as empresas venderem seus produtos – e quanto maior for o número de locais de venda, maiores serão as chances de ser visto e, consequentemente, de gerar acréscimo nas vendas. Os principais locais para venda de produtos são:

 

E-Commerce: onde a empresa cria a sua própria loja virtual na Internet

Marketplace: lojas virtuais que funcionam como shoppings, onde várias empresas comercializam seus produtos no mesmo local. Uma das principais vantagens dos marketplaces é o seu custo menor, quando comparado aos E-commerces, já que não é necessário investir em divulgação e na identidade visual da loja, pois isso já está presente na plataforma. Além disso, essas plataformas já contam com um ótimo posicionamento no Google, tornando o negócio mais visível para o consumidor. É um ótimo investimento para pequenas empresas.

 

Utilize “influenciadoras digitais” para divulgar a data e as oportunidades: os consumidores, de forma geral, pesquisam os produtos na Internet antes de comprar, buscando testemunhos de pessoas que já usaram. A loja pode contratar uma influenciadora digital que seja mais popular na sua região, para que ela mostre como usar os cosméticos ali vendidos, por exemplo. Uma boa ideia como estratégia de vendas para cosméticos é criar um cupom de desconto para quem comprar na loja por indicação da influenciadora digital, sendo uma forma de avaliar se o investimento está tendo retorno. Isso também pode ser uma forma de remunerar a pessoa, através de uma porcentagem em cada venda.

 

Faça a gestão de logística: não adianta ter mix adequado, estratégias de marketing e canais de venda se o produto sofrer atrasos na entrega. Por isso, todo o processo de compra e logística deve ser preparado com muita antecedência para que não haja problemas. Com o intuito de evitar atrasos, devem ser tomadas algumas ações, como o controle de todo estoque e o monitoramento diário de todos os produtos.

 

Prepare brindes: com alguns dias de antecedência, divulgue que no Dia do Cliente existirão muitos brindes disponíveis tanto na loja física quanto na digital. Divulgue alguns deles (kits de higiene, nécessaires e outros) através de fotos sugestivas. Informe que, nas compras acima do valor “X”, receberão esses mimos.

 

Consiga junto aos parceiros da indústria profissionais para fazer demonstrações ou degustações de produtos: esta estratégia produz resultados instantâneos de vendas por impulso e alegra a loja, motivando a presença de consumidores por mais tempo.

 

Organize a loja: ter lojas limpas, bem iluminadas, excelentes e atualizados layouts, com os itens de cada categoria arrumados juntos, bem dimensionados e expostos são os segredos de atração do consumidor as lojas.

 

E mais: produzir alguma decoração alusiva à data que motive as compras, expondo os produtos com boa visibilidade de forma a tornar toda a loja atraentes e funcional.

 

Lembre-se de que consumidores querem encontrar produtos com facilidade e com preços bem visíveis.

 

Explore bem as PONTAS DE GÔNDOLAS, os CESTOS EXPOSITORES e o CHECKOUT com produtos promocionais, bem-sinalizados e com preços à vista do cliente. As ofertas tipo “leve 3 pague 2” são sempre estímulos para consumo adicional.

 

Motive os colaboradores: oriente, treine e desenvolva seus colaboradores, para que eles façam um excelente atendimento e consigam ótimos resultados. Acho importante que os todos os funcionários colaborem para o alcance total das metas de vendas da loja e, separadamente, tenham suas metas focadas nessa promoção especial do Dia do Cliente. Reuniões de incentivo também motivam a equipe.

 

Atendimento: nada substitui o atendimento personalizado. Os clientes estão cada vez mais exigentes, autônomos e conectados. Por isso, as empresas precisam estar atentas às tendências e inovações tecnológicas que auxiliam na comunicação com o cliente. O principal objetivo é melhorar ainda mais o relacionamento com o consumidor, oferecendo a ele uma experiência personalizada.

 

Promova um evento de agradecimento: organize um evento de agradecimento, preferencialmente presencial, com atividades interativas e sorteios para os clientes assíduos.

 

Dia do Cliente
Dia do Cliente

 

Faça um programa de fidelidade especial: crie um programa de fidelidade temporário com recompensas extras para quem realizar compras durante a SEMANA do Cliente.

 

Envie cartão de agradecimento: que tal mensagens de agradecimento para seus clientes nos dias anteriores ao evento, demonstrando atenção aos detalhes e um toque pessoal aos que estão conectados? Convide-os a irem até a loja para receber um mimo.

 

Crie concursos nas redes sociais: promova concursos ou desafios nas redes sociais, incentivando os clientes a compartilharem suas histórias ou fotos usando sua marca, os colaboradores em atendimento ou os produtos que a loja vende.

 

Praticando essas estratégias, temos certeza de que sua farmácia se destacará diante dos demais concorrentes e potencializará as vendas e resultados – não só no Dia do Cliente como em qualquer dia do ano.

 

 

Foto: Freepik
Fonte: ABCFarma
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