Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.
Sincofarma SP

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Justiça dá aval a venda de bebidas nas farmácias

Venda de bebidas nas farmácias

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

A venda de bebidas nas farmácias é um direito do varejo farmacêutico, foi o que decidiu a 3ª turma Cível do TJ/DF.

 

A ação foi uma resposta da Drogacenter Express a um ato administrativo do governo do Distrito Federal. As informações são do Migalhas.

 

A turma definiu, por unanimidade, que a rede de farmácias, pode comercializar itens de conveniência, como bebidas não alcóolicas e lácteas. Para a justiça, o veto do governo é baseado em “regras flagrantemente ilegais e arbitrárias”.

 

Leia também: Resolução que regulamenta atribuições do farmacêutico na manipulação de medicamentos foi publicada

 

Além de apontar que não há nenhum risco iminente à saúde na prática, a Drogacenter também argumenta que ela é permitida pela lei Federal 5.991/73 e que a Anvisa não tem poder legislativo para impedir a comercialização.

 

Desembargadora defendeu venda de bebidas nas farmácias

Em sua análise, a Desembargadora relembrou as bases legais para a venda de bebidas nas farmácias, desde que elas não representem nenhum risco à saúde.

 

“Pensar de modo diverso, além de abusivo e desproporcional, vai de encontro aos princípios constitucionais da legalidade, proporcionalidade e da livre iniciativa”, finalizou a magistrada.

 

 

Foto: Reprodução
Fonte: Panorama Farmacêutico
IA da Panvel facilita atendimento nas farmácias

Criada recentemente, a IA da Panvel começou a ser utilizada em cinco farmácias da rede em abril e já está presente em 400 lojas. O Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial foi batizado como Sofia, e desenvolvido a partir dos modelos generativos ChatGPT, da OpenAI e Claude, da Anthropic.