Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Com o dobro de casos de dengue em relação a 2023, Brasil terá Dia D de combate à doença

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Neste ano, o Brasil pode enfrentar o dobro de casos de dengue registrados em 2023. Até o momento, o país já contabilizou 973.347 casos prováveis da doença em 2024, dos quais 7.771 foram considerados graves, apresentando sinais de alarme. Em 2023, o total de casos no ano foi de 1.658.816.

 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou um aumento significativo nos casos, evidenciando um padrão atípico neste início de ano. Ela afirmou que há uma avaliação indicando a possibilidade de dobrar os casos em relação ao ano anterior, baseada no histórico de aumento em 2023 e nos fatores como mudanças climáticas e a circulação de múltiplos sorotipos de dengue.

Apesar desse cenário preocupante, os indicadores de letalidade estão mais baixos em 2024 em comparação com 2023, conforme dados apresentados pelo Ministério da Saúde. A secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, explicou que, em 2023, embora tenha havido menos casos graves, houve mais óbitos até o momento.

 

 

A faixa etária mais afetada em 2024 é de 20 a 49 anos, com os casos graves concentrados principalmente na faixa acima de 70 anos.

Segundo a ministra Nísia Trindade, o aumento da propagação da dengue é significativamente influenciado pela mudança climática, uma vez que as condições quentes e úmidas deste ano têm favorecido a proliferação do mosquito transmissor. Ela destacou que o ano de 2024 apresenta uma condição atípica, pois foge do padrão observado nos últimos 40 anos de epidemia de dengue. Além disso, é importante ressaltar que todos os quatro sorotipos da dengue estão circulando neste ano, o que representa uma mudança significativa.

 

Leia também: Entenda a diferença dos sintomas de dengue e de covid-19

 

Dia D

No próximo sábado (2), o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, vai realizar o Dia D de combate à doença. Com o tema Brasil Unido Contra a Dengue, serão realizadas ações de orientação para a população sobre os cuidados para evitar a disseminação da doença.

 

Fonte: CFF
Foto: Reprodução