Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.
Sincofarma SP

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

CFF integra o recém-criado Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Ao novo comitê compete, entre outras atribuições, definir diretrizes para o monitoramento e a avaliação da Política e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

 

A Presidência da República, em conjunto com o Ministério da Saúde, acaba de publicar o Decreto nº 12.026, de 21 de maio de 2024, instituindo o Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. De caráter permanente, o comitê tem o objetivo de monitorar e avaliar a implementação da Política e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos de que trata o Decreto nº 5.813, de 22 de junho de 2006. O Conselho Federal de Farmácia é o único conselho profissional indicado a participar. Fazem parte, também, mais de dez ministérios, fundações e outros órgãos da saúde.

 

Leia tmabém: Como o uso de fitoterápicos pode ajudar nos incômodos do dia a dia

 

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, considera justa e pertinente a indicação, considerando que a Farmácia congrega a expertise necessária ao tema e o CFF tem buscado, por meio da regulamentação profissional e de cursos, incentivar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, incluindo a Fitoterapia. “Parabenizamos ao presidente Lula e à ministra da Saúde Nísia Trindade, pela iniciativa. Temos muito a contribuir com os objetivos do novo comitê”, destaca Walter Jorge João.  

 

 

Ao novo comitê compete, entre outras atribuições, definir os critérios, os parâmetros, os indicadores e a metodologia destinados ao monitoramento e à avaliação da Política e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos; monitorar a integração e a coerência dessa política em relação às demais políticas nacionais relacionadas ao tema e acompanhar o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo País nesta área.

 

Foto: Freepk
Fonte: CFF
Novo medicamento contra o Alzheimer

Um comitê de consultores independentes, contratado pela FDA americana votou a favor do novo medicamento contra o Alzheimer produzido pela Eli Lilly. O anticorpo monoclonal donanemabe tem o intuito de retardar os sintomas e o avanço da doença. As informações são da CNN Brasil.

Novo medicamento para Alzheimer que não cura a doença.

A Doença de Alzheimer é, sem sombra de dúvidas, uma das doenças que mais têm chamado atenção dos pesquisadores nos últimos anos. Há uma espécie de clamor da sociedade no mundo todo, quando se trata do assunto Demência, mais especificamente o Alzheimer