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Maiores fabricantes de suplementos têm até 90% da receita

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Dados revelam concentração de mercado em todas as categorias

 

 

As maiores fabricantes de suplementos esportivos do país foram determinantes para quadruplicar o volume de vendas desse segmento nos últimos quatro anos. No entanto, a análise por categoria revela que a fatia do faturamento está na mão de poucas indústrias e de algumas varejistas que investem em marcas próprias.

Os dados são da Close-Up International e referem-se aos últimos 12 meses até janeiro de 2025, período em que a venda de suplementos em farmácias movimentou R$ 723 milhões. As proteínas correspondem á maior parte da receita – 45,1%. Na sequência aparecem os produtos à base de creatina (26,3%) e as barrinhas proteicas (22,2%).

 

 

Venda de suplementos esportivos por categoria
(em milhões de R$)

 

 

A pesquisa analisou a demanda por 3.123 SKUs catalogados no varejo farmacêutico, detectando que apenas 11% desses produtos movimentam 80% do faturamento. “Na avaliação por categoria, chamam a atenção os resultados envolvendo a creatina e os aminoácidos, respectivamente com 7% e 6% dos itens sendo responsáveis por 80% das vendas”, comenta Filipe Campos, head de Market Insights & CHC da consultoria.

 

 

Confira o top 10 das fabricantes de suplementos por categoria

Entre os principais fabricantes de suplementos esportivos nas farmácias, considerando os três subsegmentos com maior procura nas farmácias brasileiras, a Integralmedica lidera. No entanto, cresce abaixo da concorrência e a Dux Nutrition é que a mais acelera no retrovisor.

 

Proteína

O subsegmento de proteína registrou receita de R$ 326 milhões. As três primeiras respondem por 41% do faturamento.

 

 

 

 

Creatina

A creatina contabilizou R$ 190,3 milhões em faturamento no período. Novamente a primeira posição está nas mãos da Integralmedica, quase o dobro à frente da segunda colocada. A concentração é ainda mais notória, com as empresas do top 3 contabilizando 69% da receita. E vale destacar o quarto lugar das Farmácias Pague Menos.

 

 

 

 

Barrinha de proteína

Novos players disputam as três primeiras colocações e detêm 59% de market share. A Integralmedica está tranquila na dianteira, mas Bold Snacks e Danone acirram a briga pelo segundo posto. Esta última parece apostar fichas altas na categoria e cresceu mais de 2.600% em um ano.

 

 

 

 

 

Fonte: Panorama Farmacêutico
Foto: Panorama Farmacêutico