Novos medicamentos com inteligência artificial podem se tornar realidade. Uma parceria entre Sanofi e OpenAI, empresa por trás do Chat GPT, foi anunciada na última terça-feira, dia 21.
O trabalho conjunto, que também contará com a Formation Bio, terá como objetivo o desenvolvimento de fármacos inovadores. As informações são do Inteligência Financeira.
“Essa colaboração única é o próximo passo significativo em nossa jornada para nos tornarmos uma farmacêutica movida por inteligência artificial”, comemora o CEO do laboratório francês, Paul Hudson.
O executivo também afirmou que a customização de modelos de IA será outro importante foco da indústria em seu trabalho de P&D para os próximos anos.
Leia também: Inteligência artificial na saúde pode prever efeito de medicamentos
Medicamentos com inteligência artificial no alvo do setor
Quando Hudson define como única a parceria entre Sanofi e OpenAI para viabilizar medicamentos com inteligência artificial, ele não mente. Essa é a primeira vez que a criadora do Chat GPT se une a uma gigante do mercado farmacêutico.
Mas isso não quer dizer que esse seja o primeiro investimento do setor em inteligência artificial. A Novo Nordisk também fez um aporte e destinará R$ 3 bilhões em parceria com a Flagship Pioneering.
A empresa que recebe os fundos é a dona da startup Metaphore Biotechnologies, cuja atuação é focada em pesquisas biotecnológicas, principalmente na produção de novas fórmulas farmacológicas.
A academia também não fica parada e usa a tecnologia para buscar tratamentos inovadores. Os futuros medicamentos para a doença de Parkinson podem ser desenvolvidos por IA e a Universidade de Cambrige vem capitaneando esse processo.
WORKSHOP INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (A.I.) NO VAREJO FARMACÊUTICO
“Dia 16 de julho o Sincofarma e o Sebrae apresentam o workshop sobre a Inteligência Artificial (A.I.) que está transformando o varejo farmacêutico.
Tópicos
- O que Inteligência Artificial;
- Como aplicar na gestão empresarial;
- Como a IA pode aumentar a taxa de conversão de vendas;
- IA na experiência do cliente;
- Exemplos e aplicações no segmento.
GRATUITO
Fonte: Panorama Farmacêutico
Foto: Freepik