Sincofarma SP

Consulta pública propõe novas diretrizes para tratamento da dermatite atópica no SUS

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Ministério da Saúde sugere atualização de protocolo com inclusão de novos medicamentos para casos graves da doença em crianças e adolescentes.

 

O Ministério da Saúde abriu, no último dia 4 de julho, a Consulta Pública Conitec/SECTICS nº 57/2025 para receber contribuições sobre a proposta de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Dermatite Atópica. A atualização atende à Portaria SECTICS/MS nº 48/2024, que incorporou o uso do dupilumabe para crianças e do upadacitinibe para adolescentes com dermatite atópica grave no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Além desses dois medicamentos, o novo protocolo também inclui recomendações para o uso de furoato de mometasona, tacrolimo e metotrexato, com base nas portarias SECTICS/MS nº 18/2025, nº 31/2025 e nº 17/2025. A proposta atualiza as diretrizes terapêuticas com base nas evidências científicas mais recentes, visando aprimorar o tratamento de casos moderados e graves da doença.

 

 

A dermatite atópica (DA) é uma condição inflamatória crônica da pele, com alta prevalência na infância, mas que também afeta adultos. No Brasil, estudos apontam que a prevalência da doença pode variar entre 5,4% e 20,1%, dependendo da faixa etária e da metodologia utilizada. A forma grave da doença é menos frequente, mas tem grande impacto na qualidade de vida dos pacientes e suas famílias, além de estar associada a complicações oftalmológicas, infecções recorrentes e problemas de saúde mental.

 

A proposta de atualização do PCDT reforça o papel da Atenção Primária à Saúde na identificação precoce e no encaminhamento adequado dos casos, contribuindo para melhores resultados clínicos e redução da carga socioeconômica associada à doença.

 

A consulta pública está aberta até o dia 23 de julho de 2025 e a população pode participar acessando o site do governo federal. As contribuições podem ser feitas mediante login na plataforma gov.br.

 

📢 Participe da consulta pública acessando o link:
👉 https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sectics-n-57-2025-pcdt-dermatite-atopica

 

A participação social é fundamental para que as diretrizes do SUS sejam cada vez mais eficazes, inclusivas e baseadas nas reais necessidades da população.

 

Fonte: CFF
Foto: Reprodução