Sincofarma SP

Atendimento Farmacêutico para Idosos pode crescer até 21%

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-09-29 19:19:38

 

O país conta com mais de 28 milhões de idosos que necessitam de atendimento nos locais de saúde.

 

O Dia do Idoso é comemorado no Brasil no dia 1º de outubro. Pesquisa realizada pela Abradilan – Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos, provou que para o mercado farmacêutico, o envelhecimento da população pode aumentar o atendimento.

O Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE) aponta que 13% da população brasileira é formada por idosos, o que indica mais de 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos. A probabilidade é que em 2035 haja um aumento percentual de 21% do total, com 48 milhões de idosos.

Aos nascidos em 2020, a expectativa de vida é de 76,6 anos. Para os idosos atuais, aqueles que já possuem 60 anos ou mais, têm a média de 84,3 anos para mulheres e 80,6 anos para homens. Para quem já completou 70 anos, sobe-se 83,8 para homens e 86,6 para mulheres.

Os motivos para maior longevidade são as desenvolvimentos socioculturais e econômicos, atrelados às novas opções de tratamento de doenças crônicas, os quais são constantemente trabalhados pela indústria farmacêutica.

Circunstâncias para o comércio farmacêutico

O público da terceira idade mostra-se como uma oportunidade de atuação do setor farmacêutico. Visto o aumento de expectativa de vida, ele é acompanhado pelo crescimento das doenças crônicas, como as pulmonares, cardiovasculares, diabetes e câncer. Levantamento do IQVA explicita que a partir dos 65 anos de idade, por volta de quatro doenças crônicas são manifestadas. Mais de 42% da população idosa consome, em média, mais de cinco medicamentos por dia.

Tal situação é visivelmente um ascendente para o mercado farmacêutico, sendo que estas pessoas precisarão de atendimento nos locais de saúde, compra e manipulação de medicamentos, assim como atendimento no balcão da farmácia e utilização de serviços de saúde, como medição de glicemia e aferição da pressão arterial.

Curso Sincofarma

Amanhã o Sincofarma promoverá o curso “Atendimento Farmacêutico ao Paciente Idoso”, online, através da plataforma Zoom, das 14h às 17h.

O curso, ministrado pelo renomado Prof. Dr. Gustavo Alves, abordará o atendimento à pacientes idosos, que representam a parcela populacional com maior prevalência do uso de medicamentos, com ênfase nas doenças crônicas e nas demências. Também dará enfoque com adesão ao tratamento, polifarmácia, reações adversas e interações medicamentosas. Características farmacocinéticas e farmacodinâmicas relacionadas aos idosos.

Saiba mais sobre o curso em nosso site e inscreva-se aqui!