2020-10-19 11:10:13
Com a chancela do ICTQ, os farmacêuticos recebem a formação e capacitação conforme as exigências da resolução 654/2008 do CFF.
Programa de Formação e Habilitação de Farmacêuticos em Vacinação
O Sincofarma/SP, em parceria com o ICTQ, oferece em sua agenda de cursos o “Programa de Formação e Habilitação de Farmacêuticos em Vacinação”, com a chancela do Instituto de Ciências, Tecnologia e Qualidade – ICTQ.
Voltado para farmacêuticos e estudantes de farmácia, o curso tem o objetivo de desenvolver habilidades técnicas que proporcionem ao farmacêutico a planejar, implantar e executar os procedimentos de aplicação de vacinas em farmácias de acordo com a Resolução nº 654/2018 do CFF.
A Instituição está credenciada no MEC por meio da Portaria nº 281 de 28/03/2018. O cadastro e a situação do credenciamento poderão ser verificados no site do e-MEC. O ICTQ também está credenciado pelo CFF, através do Parecer e do Acórdão nº 35.882, de 27 de abril de 2018 (publicado no Diário Oficial da União em 16 de maio de 2018) basta acessar o site do Diário Oficial da União publicado a 16/05/2018: Clique aqui para conferir.
CURSO COM MUITA PROCURA POR FARMACÊUTICOS DE TODO PAÍS
O Sincofarma/SP retornou com os cursos em sua sede desde agosto, e cumpre todas as regras de distanciamento e cuidados para evitar aglomerações. Para o curso de vacina, que são necessários 40 horas de capacitação exigidas pelo CFF, é realizado em 2 dias presenciais e as demais horas em EAD. Devido à grande procura por profissionais de farmácias em todo o país, o curso, que antes era realizado a cada dois meses, agora está sendo disponibilizado todos os meses em São Paulo.
Este mês o curso já está esgotado, exatamente para que a instituição não ultrapasse o número de lotação permitida de 60% da capacidade do auditório. As próximas datas já estão com as inscrições abertas para os dias 18 e 19 de novembro. Para saber mais sobre este e demais cursos do Sincofarma/SP, acesse nosso site e inscreva-se no seu cadastro de cursos!
Dúvidas ou informações:
Tels.: (11) 3224-0966 / (11) 94387-2305
e-mails: comunicacao@sincofarma.org.br / cursos@sincofarma.org.br
Apoio:
SOBRE O DIA NACIONAL DA VACINAÇÃO
A data criada pelo Ministério da Saúde tem a finalidade de conscientizar a população sobre a importância da vacinação.
O controle de doenças, epidemias e até pandemias se deve graças à vacinação. Muitas doenças, atualmente, estão erradicadas e outras com índices bem baixos de contaminação, reduzidos ao longo da história. Por isso, o Ministério da Saúde estabeleceu a data do dia 17 de outubro como o Dia Nacional da Vacinação, com o objetivo de ressaltar a relevância de se vacinar e vacinar os filhos.
A primeira vacina criada na história foi por Edward Jenner, ao imunizar um menino de oito anos contra a varíola, porém no Brasil, as vacinas chegaram apenas em 1804. Em nosso país, hoje temos 25 vacinas gratuitas, distribuídas pelo Ministério da Saúde. Entre as mais importantes estão as vacinas:
- Contra tuberculose (BCG)
- Oral contra poliomielite
- Contra difteria, tétano, coqueluche e meningite (Vacina Tetravalente)
- Contra sarampo, rubéola e caxumba (Tríplice Viral)
- Contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora (Tetra Viral)
- Contra hepatite B
- Contra febre amarela
- Contra HPV
- Contra gripe
- Contra pneumonia