O Sincofarma tem o prazer de apresentar o curso de Treinamento de Balconistas em Farmácias/Drogarias, uma oportunidade única para capacitar a sua equipe e elevar o padrão de atendimento e conhecimento técnico em seu estabelecimento.
Com o objetivo de oferecer formação, competências e habilidades ao profissional que trabalha ou deseja trabalhar em uma farmácia ou drogaria, o curso de um dia ministrado na Farmácia-Escola do Sincofarma/SP pela Dra. Verônica Soares, farmacêutica, professora e proprietária de farmácia, é uma excelente oportunidade de atualização e aprendizado de todas as práticas do varejo farma – tanto para o profissional que já trabalha como atendente e necessita de mais experiência, como para estudantes de Farmácia que desejam iniciar sua carreira com uma formação mais prática e se sintam inseridos na realidade da sua profissão. São simuladas diversas situações de atendimento.
Público-alvo:
Estudantes de Farmácia, auxiliares e atendentes de farmácia.
Parte Teórica
- Funções do atendente de farmácia: ética profissional e moral
- Biologia celular
- Anatomia e fisiologia
- Prescrição médica, notificação da receita, medicamentos e correlatos
- Como tratar o cliente
- Organização na drogaria, legislação aplicada às farmácias
- Biossegurança
Parte Prática
Simulação dos tópicos abordados com o reconhecimento do mercado, os cursos do Sincofarma vêm cada vez mais se tornando um avanço para quem trabalha no setor farmacêutico. O curso de atendente é ministrado, das 9h às 16h, por uma das mais experientes profissionais do mercado.
Dra. Verônica Soares
*Farmacêutica Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
*Mestre em Biotecnologia pelo instituto de Química – UNESP Araraquara
*Doutora em Bioquímica pela UNICAMP
*Coordenadora do Curso Tecnologia em Estética e Cosmética UNIP Campus Jundiaí-SP
*Proprietária de farmácia
Em entrevista à Abcfarma, a professora Verônica destaca a importância de cursos como o que ministra no Sincofarma/SP para uma formação profissional à altura das exigências do mercado. “É difícil treinar alguém numa farmácia independente.. Você tende a treiná-lo trabalhando. E isso é difícil, sobretudo em relação aos tipos de medicamentos que podem ou não ser vendidos sem receita, a necessidade de passar pelo farmacêutico, as validades e o atendimento pessoal do cliente. O primeiro contato não deve se limitar a um ‘olá tudo bem?’ numa farmácia. Segundo ela, é preciso lembrar o tempo todo que não estamos numa loja de roupas – mas numa farmácia.
Ela completa: “Quanto mais treinado, mais o atendente agrega na venda, sobretudo em dermocosméticos”. Segundo a Dra. Verônica, a forma de atendimento inicial pode fidelizar os clientes. As próximas etapas do curso são na área legislatória e regulatória. O atendente precisa entender o que ele pode e não pode dispensar. Às vezes com dupla checagem, até o farmacêutico. Resumindo: o atendente de farmácia não apenas atende – ele precisa ser treinado. O curso da Dra. Verônica dá uma base de treinamento aos atendentes e aos futuros atendentes em apenas um dia. E essa especialização sempre vale a pena. “É o setor da Economia que mais emprega”.
A Dra. Verônica Soares vai atender às expectativas dos profissionais de farmácia no próximo dia 15 de setembro, a partir das 9 horas, depois de um gostoso café da manhã.
Auditório Sincofarma, São Paulo
Rua Santa Isabel, 160/6º, Vila Buarque.
Metrô: República.