Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.
Sincofarma SP

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Serviços Farmacêuticos – Com respaldo de resoluções, País conta com consultórios em pelo menos 5 mil farmácias

Serviços Farmacêuticos

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Muitos cursos do Sincofarma capacitam para serviços farmacêuticos: Serviços Prestados, Injetáveis, Vacinação entre outros. Conheça em nossa agenda.

Serviços Farmacêuticos – Os pontos de atendimento estão em mais de 1.100 municípios, espalhados por todos os estados brasileiros.

Há dez anos, a Farmácia no Brasil iniciava uma jornada de transformações profundas e significativas. Orgulhosamente, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) desempenhou um papel de liderança nesse movimento, direcionando seus esforços para promover uma participação mais ativa e engajada por parte dos farmacêuticos no processo de cuidado ao paciente, suas famílias e a comunidade em geral.

No dia 29 de agosto de 2013, o CFF promulgou duas resoluções de extrema importância, as Resoluções de número 585 e 586, que trouxeram mudanças significativas para a prática farmacêutica no Brasil, resgatando o papel do farmacêutico no cuidado à saúde e respaldando a oferta de serviços, incluindo nas farmácias.

Leia também: Congresso coloca o autocuidado em farmácias na pauta

Hoje, segundo dados da Abrafarma, mais de 5.000 farmácias de redes em todo o país já oferecem serviços de saúde. Os pontos de atendimento estão em mais de 1.100 municípios, espalhados por todos os estados brasileiros. Isso, fora as farmácias independentes.

A Resolução CFF nº 585 entrou para a história da Farmácia brasileira ao definir as atribuições clínicas do farmacêutico. A normativa trouxe, ao farmacêutico, diretrizes claras e específicas que possibilitam, por exemplo, a realização de consultas farmacêuticas, a avaliação de exames laboratoriais, a orientação sobre tratamentos medicamentosos e o acompanhamento direto do paciente em seu processo de cuidado.

A Resolução CFF nº 586 introduziu a prescrição farmacêutica no Brasil, garantindo aos farmacêuticos, a autoridade para prescrever medicamentos em circunstâncias específicas, o que ampliou ainda mais seu papel na promoção da saúde pública. Essa medida não apenas confere ao farmacêutico uma responsabilidade adicional, mas também reconhece a sua competência e expertise no manejo farmacoterapêutico, permitindo que ele tome decisões em prol do bem-estar dos pacientes.

Serviços Farmacêuticos
Serviços Farmacêuticos

As duas resoluções representam um marco significativo no reconhecimento do farmacêutico como um profissional fundamental no setor de saúde. Farmácias não são mais somente um local para adquirir medicamentos, mas estabelecimentos que desempenham um papel crucial na promoção do cuidado integral, seguro e acessível a todos os cidadãos brasileiros.

Os serviços oferecidos pelas farmácias vão desde aferições de pressão arterial, testes de glicose e serviços de acompanhamento farmacoterapêutico, até a oferta de vacinas e orientação sobre o uso correto de medicamentos. Com essas iniciativas, as farmácias estão se tornando um importante ponto de acesso aos cuidados de saúde, aliviando a pressão sobre clínicas e hospitais.

Essas resoluções demonstram que as farmácias estão desempenhando um papel fundamental na promoção de um sistema de saúde mais inclusivo e eficaz, reforçando o reconhecimento do farmacêutico como um profissional essencial da área de saúde.

Próximos cursos:

Foto: Reprodução
Fonte: CFF

IA da Panvel facilita atendimento nas farmácias

Criada recentemente, a IA da Panvel começou a ser utilizada em cinco farmácias da rede em abril e já está presente em 400 lojas. O Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial foi batizado como Sofia, e desenvolvido a partir dos modelos generativos ChatGPT, da OpenAI e Claude, da Anthropic.