Sincofarma SP

Sincofarma/SP apoia a campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-08-06 14:08:58

 

Campanha foi criada por causa do aumento significativo de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, durante isolamento social.

 

Nos últimos meses, é possível ser visto nas paredes das farmácias e drogarias a imagem de uma palma de mão feminina com um “X” vermelho desenhado. Essa é a campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”.

O Conselho Nacional de Justiça – CNJ, através da Portaria nº 70/2020, junto com a AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros, instituiu a campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, devido ao crescimento expressivo de subnotificações nas unidades policiais e judiciárias de ocorrências relacionadas à violência doméstica e familiar contra mulheres. Desde o início da pandemia, os índices de feminicídio aumentaram 22,2% em relação aos meses de março e abril do ano passado.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo solicitou ao Sincofarma a orientação às farmácias e drogarias para aderirem à campanha, após o brusco aumento dos episódios durante o isolamento social. O Sincofarma disponibiliza-se à direcionar suas associadas em como devem apoiar a campanha.

Como aderir à campanha

Como proceder se receber uma vítima

  • Quando a vítima chegar com o “X” em vermelho desenhado na palma da mão, ou em outro lugar como um papel, e mostrar ao atendente, ela está se identificando e pedindo ajuda.
  • O atendente deve seguir as orientações da cartilha e tutorial, direcionadas ao atendimento da vítima. Então, acionar a Polícia Militar, de acordo com o protocolo estabelecido.
  • A Polícia Militar tratará do acolhimento da mulher e ingressará, com apoio da rede de proteção, no sistema de justiça.

Após este processo, a empresa não terá mais responsabilidades e o atendente não será intimado à testemunhar.

O Sincofarma/SP reitera a participação de todos e se coloca disponível, através de seu departamento jurídico, para eventuais esclarecimentos nos contatos:

e-mail: juridico@sincofarma.org.br

Tels.: (11) 3224-0966 / Whatsapp: (11)  94387-2305

Veja abaixo os materiais da campanha: