Sincofarma SP

Rentabilidade da Farmácia

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2018-05-11 18:30:08

 

O termo de produtividade já não é mais restrito ao setor da indústria. Hoje, o varejo também precisa ser “produtivo” oferecendo aos clientes opções com preço e qualidade, além daquele algo mais, que é dado o nome de “diferencial”. Com tudo isso, como analisar se você possui uma farmácia rentável?

Ser produtivo está diretamente relacionado com melhorar os resultados, utilizando o que você tem de recursos. Você não pode levar em consideração apenas o faturamento do negócio. Indicadores como lucratividade, ponto de equilíbrio e ticket médio são importantes para analisar a evolução dos resultados mês a mês.

Indicadores de desempenho da farmácia

Analisando cada indicador é possível desenvolver estratégias para aumentar as vendas na farmácia.

De acordo com a Farmarcas, para entender a lucratividade é preciso atentar-se em alguns pontos: Custo de mercadoria vendida, as políticas de descontos, condições de compra com os distribuidores. Outro ponto importante é o Ticket Médio, que é o valor médio que cada cliente compra na sua farmácia, a análise ajuda a definir as estratégias para aumentar as vendas, como, por exemplo, a criação de seções de produtos na farmácia direcionados a determinado perfil de público.

Existem muitos outros fatores que influenciam no desempenho financeiro de um negócio e, para melhorar os resultados, é preciso conhecer todos os tipos de indicadores de desempenho da sua farmácia. Só assim você conseguirá aumentar o nível de produtividade e, consequentemente, os resultados obtidos.

Por: Katarine Marques